Luís Otávio Teixeira Veríssimo é o novo presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) tem novo presidente. Luís Otávio Veríssimo Teixeira foi eleito nesta quinta-feira (11) para comandar a corte do futebol brasileiro. O mandato é de quatro anos.
Em uma decisão por aclamação, Teixeira vai substituir José Perdiz, que esteve à frente do tribunal desde maio de 2023.
Luís Otávio é um dos oito novos auditores do Pleno do tribunal, em uma renovação que também significa mudanças no eixo de poder na corte desportiva.
O novo presidente do STJD fez carreira em Brasília, trabalhou na Câmara por cerca de dez anos e chegou a ser secretário-geral da mesa – cargo com indicação do deputado federal e então presidente Arthur Lira.
A indicação dele ao STJD foi feita, no papel, pela Fenapaf, entidade que representa os atletas.
A vice-presidência ficará com Maxwell Borges de Moura Vieira, também indicado pela Fenapaf.
O próximo passo dos auditores do Pleno empossados é discutir a composição das comissões disciplinares, que são a primeira instância do tribunal.
A vaga de procurador-geral, que estava com Ronaldo Piacente, ainda não foi definida. A CBF ainda não mandou a lista tríplice da qual sairá o novo dono do cargo.
“É com bastante responsabilidade, dedicação e compromisso que assumo. Faço um cumprimento ao presidente Borçato, tive a honra de ser indicado por ele. Toda a conversa foi pautada por desenvolvimento de futebol, combate a racismo e discriminação, pautas importantes”, declarou Luís Otávio Veríssimo Teixeira, novo presidente do STJD.
“ALUNO DE GILMAR MENDES”
Luís Otávio Veríssimo Teixeira é doutorando e mestre em Direito Constitucional pelo IDP – Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.
A instituição tem Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), como fundador. O IDP tem contrato com a CBF para gestão e operação dos cursos da CBF Academy.
Gilmar é relator de um processo que tramita no próprio STF e que pode tirar Ednaldo Rodrigues do comando da CBF. O caso está na pauta de 14 de agosto.
O comando do STJD é estratégico. Na briga jurídica mais recente, que tirou Ednaldo temporariamente do poder, a Justiça do Rio atribuiu ao presidente do tribunal desportivo a missão de assumir temporariamente a CBF.
A nova composição do STJD:
- Indicadas pela CBF
Antonieta da Silva Pinto
Mariana Barros Barreiras - Indicados pela OAB
Sérgio Henrique Furtado Coelho Filho
Marco Aurélio de Lima Choy - Clubes
Luiz Felipe Bulus
Marcelo Augusto Bellize - Árbitros
Rodrigo Aiache Cordeiro - Fenapaf (atletas)
Luís Otávio Veríssimo Teixeira (presidente)
Maxwell Borges de Moura Vieira
***
POR IGOR SIQUEIRA