Marília figura entre as 20 cidades mais seguras do país, aponta pesquisa
Nova edição do Atlas da Violência, o estudo mais completo sobre indicadores e perfil da criminalidade no país, coloca Marília entre as 20 cidades mais seguras do Brasil em relação aos casos de homicídios, na lista de 319 municípios com mais de 100 mil habitantes.
A publicação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e aponta a taxa de homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes. O estudo mostra que a concentração está em poucos municípios do país. Taxas menores são verificadas em regiões como o interior paulista.
Para se ter uma ideia, a primeira cidade paulista a aparecer no ranking é Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo (137ª). Depois vem um município litorâneo, Caraguatatuba (147º). O interior só aparece a partir de Rio Claro, cidade na 154ª posição em incidência de homicídios, por 100 mil moradores.
Marília é a 301ª cidade em taxa de incidência, lembrando que 319 cidades fazem parte do levantamento por terem populações a partir de 100 mil.
As cidades de Araçatuba (192ª), Presidente Prudente (247ª), Assis (252ª), Bauru (271ª) e Ourinhos (284ª) estão acima da média, mas têm indicadores menos favoráveis que Marília no Atlas da Violência.
TOPO E LANTERNA
Conforme apurou o Ipea, Jaraguá do Sul (SC) lidera como a mais segura em relação ao indicador de homicídios no Brasil. O município catarinense é seguido por Atibaia e Botucatu, em São Paulo, e Tubarão e Brusque, também em Santa Catarina.
As cinco cidades com mais mortes por homicídio do Brasil – entre as que têm mais de 100 mil habitantes – são Santo Antônio de Jesus, Jequié, Simões Filho, Camaçari e Juazeiro, todas na Bahia. Os municípios de Altamira (PA) e Sorriso (MT) fecham a lista, respectivamente, como quinta e sexta mais violentos.