Rottweiler atacado por onça-parda na região passa por cirurgia de reconstrução facial
Tem sinais de recuperação o cão da raça rottweiler atacado por uma onça-parda na madrugada de domingo (16), em uma propriedade rural no bairro Água Parada em Palmital. O animal passou por uma cirurgia de reconstrução da face. Um pit bull morreu no ataque.
As informações foram passadas pelo médico veterinário Novaldo Sedenho, que realizou o procedimento cirúrgico, a um portal de notícias da região. Nega, nome da rottweiler fêmea, foi socorrida com uma grave lesão no lado esquerdo do rosto e precisou, ainda no domingo, passar por uma cirurgia que durou aproximadamente quatro horas.
“A pele se apresentava descolada, havendo incisões paralelas com bordos lisos, característica de lesões causadas por algo cortante, no caso as garras de um felino de grande porte”, revelou.
Apesar do sucesso no procedimento, que contou também com a reconstrução do canto da boca do animal através de uma cirurgia plástica, o veterinário pontua que o estado de saúde da cadela ainda impõe cuidados, especialmente no que se refere ao risco de uma deiscência, que é abertura espontânea dos pontos cirúrgicos.
“Mesmo com todo tratamento, há risco de deiscência dos pontos devido à contaminação que ocorre nestes casos”, explica.
Apesar da agressividade dos golpes, o veterinário ressalta que a onça-parda estava em seu hábitat natural, já que há uma mata ciliar perto da região onde ocorreu o ataque.
“Provavelmente ela [a onça] estava caçando e foi acuada pelos cães que moram na propriedade rural e se defendeu. É importante salientar que a onça também é vitima da situação e precisam ser protegidas e preservadas”, disse ao portal.
O tutor dos animais contou ao veterinário que acredita que a briga entre os animais ocorreu depois de os cachorros terem acuado a onça, que teria subido nas mangueiras para se defender.