Renato Taroco é promovido a sargento por ato de bravura
Popular por ocorrências com atuação heroica e mais recentemente por polêmicas – após ter sido candidato a cargo eletivo [devidamente licenciado] em Marília e atuado em redes sociais -, o policial militar Renato Taroco conquistou promoção e será homenageado em solenidade da PM.
Em nota enviada à imprensa, o setor de comunicação do 9º Batalhão, em Marília, comunicou que Taroco foi promovido a 3º sargento e será homenageado em uma solenidade de Valorização PM na manhã desta sexta-feira (21), no pátio de sua sede local.
CARRO EM CHAMAS
Taroco obteve a promoção por atos de bravura. O evento que motivou a graduação aconteceu no dia 20 de abril de 2015, quando o então soldado Taroco, em serviço na cidade de Oscar Bressane,
atendeu um chamado de apoio a uma outra equipe.
Um homem havia esfaqueado a esposa em Echaporã e estava em fuga pela rodovia. Quando era acompanhado pela polícia, o autor colidiu seu veículo de frente contra a viatura de Paraguaçu Paulista, que participava do cerco.
Com isso, tanto a viatura quanto o carro do agressor pegaram fogo. Devido ao choque entre os veículos, os dois policiais ficaram presos embaixo da viatura e para salvá-los, o policial Taroco passou a levantar a viatura em chamas.
Sua equipe conseguiu prestar socorro a todos os feridos, contudo, um dos policiais lesionados, bem como o causador do desastre, morreram no dia seguinte. O outro policial salvo das chamas sobreviveu.
Com lesões permanentes e afastado das ruas, em 2017, por votação popular, Taroco foi vencedor de um prêmio nacional conhecido como “Heróis Reais”.
No ano seguinte, foi o primeiro policial brasileiro a ser homenageado por bravura na SWAT, em Beaumont, Texas, nos EUA. Em 2019, o Cabo PM Taroco passou a exercer suas funções como sentinela do quartel.
BEBÊ SALVO
Taroco estava no posto de trabalho quando os pais de um recém-nascido compareceram na sede do Batalhão com o filho engasgado no colo e pediram socorro ao policial e seu parceiro.
Rapidamente, o policial realizou manobras de desengasgo, que salvaram a vida do bebê.
“Sinto-me reconhecido e honrado ao receber esta tão nobre promoção. Eu decidi seguir os passos do meu pai nesta gratificante profissão e, neste ano, com muito orgulho, completo 19 anos de Polícia Militar. Agradeço a Deus por sempre me proteger, aos meus familiares, que sempre estiveram ao meu lado, aos Comandantes, e irmãos de farda”, conclui o PM, conforme a nota da corporação.