Projeto ‘lindamente’ de Quintana foca desenvolvimento e aposta em política interdisciplinar
Uma iniciativa da Prefeitura de Quintana, que foca no desenvolvimento social, do aprendizado e saúde física e mensal de crianças e adolescentes, está chamando a atenção. É o Projeto “Lindamente”, uma ação interdisciplinar (várias áreas) e multisetorial (diversas secretarias municipais) que atende cerca de 50 crianças.
A secretária municipal de Saúde, Andreia Lopes Pereira, explica que a ação pode ser compreendida como um Núcleo de Apoio Infantojuventil, em um trabalho coordenado por equipes da Saúde e Educação. O programa atende a 50 crianças e está sendo reconhecido na gestão do prefeito Fernando Itapuã (PSD).
“Foi feito um levantamento das crianças que apresentaram algum tipo de dificuldade na rotina escolar e verificamos que havia uma correlação com a saúde, o bem estar social delas. Muitos casos de hiperatividade e autismo”, explica o prefeito.
A partir do mapeamento, o grupo iniciou um trabalho que envolve psicologia, fonoaudiologia, serviço social, medicina geral, pediatria, psiquiatria, fisioterapia, nutrição, entre outras especialidades. O atendimento é feito por profissionais da Prefeitura.
Andreia explica que são elaborados projetos de assistência e apoio individualizados, “Essa estratégia tem favorecido o atendimento contínuo, contemplando as múltiplas necessidades. Os resultados são excelentes, com melhora do desempenho escolar, envolvimento das famílias para resolução de questões diagnosticadas e muitos encaminhamentos na saúde”, disse a gestora da saúde.
Além do atendimento em consultório, reuniões e orientações, a assistência contempla medicações e tratamentos mais específicos.
“Criamos um ‘prontuário compartilhado’ para cada criança atendida pelo Núcleo. Isso permite, por exemplo, que o médico ou outro profissional de saúde do grupo veja a anotação da professora. Assim, todos que assistem têm um olhar mais integral daquela criança e colhemos melhores resultados “, conta Andreia.
O Núcleo atende crianças e pré-adolescentes com idades entre três e onze anos, matriculados nas quatro instituições municipais da cidade. Pais interessados em conhecer podem buscar informações com a direção escolar ou unidade de saúde mais próxima de casa.
Faça parte do grupo do Marília Notícia no Whatsapp! Entre aqui.