Feriado de Corpus Christi marca inauguração oficial da Rota das Capelas em Marília
A Rota das Capelas Alto Cafezal, que passa por Marília e Ocauçu, é inaugurada oficialmente nesta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, com a participação de centenas de ciclistas profissionais. Evento começou com ponto de concentração às 6h, em frente à Catedral de São Bento.
De acordo com o ciclista Danilo Pierote Silva, que participou do evento de lançamento do projeto no ano passado, o trajeto completo possui uma distância de 100km, 6h de duração, 1800mts de altimetria e o grau de dificuldade é considerado alto. Até o fechamento da matéria, o evento tinha obtido mais de 350 inscrições antecipadas.
“Dentro do trecho, temos belezas naturais, como o ‘Dedo de Deus’, e vários templos religiosos, como a Gruta de Nossa Senhora Auxiliadora e a Capela de Nossa Senhora Aparecida, além da parada final que é no Mosteiro de Avencas. Neste dia 30, vamos inaugurar a rota, data que representa a consolidação de um ano e meio de trabalho, em parceria com a comunidade de ciclistas, que se uniram para organizar o projeto, destaca.
Para Pierote, a rota não é só para ciclistas, mas sim para esportistas de modo geral. “Vamos contar com a participação do corredor João Ras, que fará o roteiro a pé, correndo. A rota também é aberta para peregrinos, motivados pela fé e espiritualidade, além de ser um roteiro turístico, por possuir belezas naturais, como o Estreito [penhasco], dentro da área de Amadeu Amaral. A Rota das Capelas, em resumo, é ecumênica e não abrange apenas o catolicismo. O evento no Corpus Christi representa um coroamento do projeto, que é resultado de grande esforço dos idealizadores”, completa.
Ao todo, ciclistas de mais de 40 cidades de Marília, região e até de outros estados se inscreveram para o evento inaugural desta quinta-feira. O ponto final da Rota das Capelas é o Mosteiro de Avencas, quando os primeiros ciclistas devem chegar por volta das 15h.
O roteiro da rota contempla os trechos da estrada rural do Sest/Senat, no bairro Nova Marília 3, Nova Colômbia, São Benedito, Ocauçu, Amadeu Amaral e Avencas.
Quem vai encarar o desafio de 100km, mas não de bicicleta, é o corredor João Ras. “É uma rota privilegiada pela natureza, com baixo impacto ambiental, e possui pontos gastronômicos conhecidos no meio rural, além do viés espiritual, com a presença das capelas históricas. Sou professor de formação, incentivador de uma vida saudável e minha intenção em participar da rota a pé é colaborar com o projeto comunitário, dentro do turismo rural. Tenho um preparador físico, estou preparado e quero expor o potencial do corpo humano, da nossa capacidade física”, detalha.
Conforme Ribas, a região de Amadeu Amaral e Nova Colômbia foi rota de passagem de povos indígenas que exploraram a região no passado. “Eles acabaram dizimados com o tempo e moradores atuais da região comentam que há um cemitério de índios Kaingang dentro da zona rural. A rota traz recortes culturais, históricos e geográficos interessantes. Conheço esta região, principalmente a Fazenda São Fernando, onde meus avós trabalharam no passado. Vou encarar uma maratona no dia 30”, reitera.
Todos os ciclistas, bem como o corredor, terão carros de apoio em todo o trajeto, além de outros equipamentos de segurança. “Pretendo dar a largada por volta das 4h da manhã e devo percorrer por 17h até a conclusão da rota, que termina no Mosteiro. Gostaria de destacar o apoio da organização do evento, da empresa Ossa e da Assessoria Esportiva Corrida Ancestral, que estão me ajudando nessa prova”, conclui.
O evento tem o apoio das prefeituras de Marília e Ocauçu, por meio das secretarias municipais de Turismo. Haverá pontos de alimentação e água para os participantes.
Mais informações sobre a inauguração da Rota das Capelas Alto Cafezal podem ser obtidas pelo Instagram do projeto.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!