Educação ambiental no Bosque orienta alunos sobre a preservação da natureza
As secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação oferecem aulas-passeio de Educação Ambiental para toda rede pública e privada de ensino. Em 17 de maio, alunos do 2º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Bento de Abreu Sampaio Vidal foram envolvidos pela atmosfera verde, refrescante e tranquila do Bosque Municipal Rangel Pietraroia.
A engenheira florestal, Ludmila de Araújo Passos, explica que educação ambiental é fundamental para crianças e adultos e a aula-passeio dá a oportunidade para que elas tenham contato direto com a natureza e com algumas espécies da flora e fauna brasileira preservadas no bosque de Marília.
“Apresento aos alunos o Pau-Brasil, árvore que deu o nosso ao nosso país, mostro também o Ipê Felpudo entre outras espécies como o Pau Jacaré e o Jequitibá, além de sementes, folhas e frutos. Todos são envolvidos pelo ar puro e o verde dessa reserva natural e preservada que temos na cidade”, disse a engenheira florestal.
Os alunos também percorrem pela área onde ficam os viveiros dos pássaros e jabutis. Todos são orientados a preservarem o meio ambiente, a não descartarem lixo incorretamente e nem alimentarem os animais silvestres soltos no bosque.
A engenheira lembra que essa ação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente está aberta para todas as escolas da rede pública ou privada. Basta ligar para o telefone (14) 3401-2000 e agendar a aula-passeio.
Depois da interação promovida pela aula-passeio, os alunos ficam livres para aproveitarem as praças, áreas de lazer, academia e parques existentes dentro do Bosque Municipal.
CONSERVAÇÃO
Para a professora Grazieli Aparecida Vieira, o contato com a natureza é muito bom para as crianças.
Segundo Grazieli, conhecer a biodiversidade e saber sobre a importância dos animais para o ecossistema, escutar os barulhos da natureza e também o cheiro que as plantas reverberam no seu meio enriquecem o conhecimento. “Educação Ambiental na prática é fundamental para o conhecimento dos alunos. É preciso conhecer para conservar.”
O aluno que acompanhou a turma no aula-passeio, Luis Felipe Gonçalves, de oito anos, já conhecia o Bosque Municipal, mas não sabia que no bosque tinha Pau-Brasil. “Muito bom saber e descobrir os nomes e as espécies de árvores que tem no bosque. Gostei muito”, disse o estudante do 2º ano do Ensino Fundamental.
AÇÕES
O prefeito Daniel Alonso (PL) reafirma a importância da Educação Ambiental para crianças, jovens e adultos para a sobrevivência no planeta.
“É essencial ações como essa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente porque mostram, de fato, o potencial que o município tem tanto para educação, como para o turismo e o desenvolvimento social humano. Ações como essa contemplam uma educação de qualidade. É preciso pensar global e agir local para termos a transformação que tanto desejamos”, ressalta o prefeito.