Índice de alfabetização de Marília é de 97,37% e supera taxas de países europeus
A taxa de alfabetização no Brasil seguiu em trajetória de alta e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022. É o que indica o Censo Demográfico divulgado na sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em nota, a Prefeitura aponta que Marília se destaca entre as 50 melhores cidades com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no país, com índice geral de alfabetização de 97,37% – maior até quando comparado com taxas de países da Europa, como Grécia (97,1%) e Portugal (95,4%).
O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabem ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento. O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.
SOMA DE ESFORÇOS
Para o secretário municipal da Educação, Helter Bochi, o destaque que Marília ocupa atualmente na esfera educacional no país pode ser comparado com o de cidades da Europa.
“Isso é fruto da soma de esforços de todos os envolvidos nas práticas pedagógicas aplicadas tanto nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) como nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) da cidade. São 64 unidades escolares no município e todas estão de parabéns. Conquistamos um majestoso índice de 97,37% de alfabetização, acima até do índice conquistado pelo Brasil que foi de 93%”, informou o secretário.
Bochi ressaltou que a Prefeitura de Marília desenvolveu em oito anos da administração Daniel Alonso (PL) uma política que favorece os investimentos na área do ensino, através do desenvolvimento de convênios, planejamento de ações pedagógicas, distribuição de livros para incentivar hábitos de leitura nos alunos e familiares, educação ambiental, visita a museu e galeria de artes, entre outras atividades.
“Mantemos a nossa rotina pedagógica para formação, qualificação e atualização de educadores. Aliado a todas essas ações, temos o trabalho das equipes de direção e coordenação das unidades escolares, juntamente com os funcionários de apoio, que dão o suporte necessário para que as ações dos docentes sejam eficazes”, explicou o secretário.
SERVIDORES E PROFESSORES
O prefeito Daniel Alonso (PL) parabeniza todas as equipes pedagógicas e de apoio pelo trabalho desenvolvido em todas as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
“Em especial quero destacar o trabalho de cada professor e professora da rede de ensino, que planejam suas atividades pedagógicas focando em ações que resultam no avanço de cada aluno. Registro aqui minha gratidão pelo profissionalismo de cada um. Vamos continuar trabalhando para que Marília se mantenha em destaque entre as cidades do Estado de São Paulo, com índices positivos e crescentes nas esferas educacional, desenvolvimento social e urbano, industrial e no turismo”, garantiu o prefeito Daniel.