Atrasada, reforma do Cemesc entra na fase final de obras na zona sul
A recuperação do Centro Municipal Educacional, Esportivo e Cultural (Cemesc) Francisco de Assis Nascimento, no bairro Nova Marília, zona sul da cidade, entrou na fase final das obras, anunciou a Prefeitura de Marília em comunicado à imprensa.
As secretarias municipais de Obras e da Educação deverão entregar a reforma do ginásio – que estava totalmente abandonado e depredado – já nos próximos meses. No entanto, uma data oficial ainda não foi estipulada. A finalização das obras está atrasada em mais de um ano da previsão inicial, que seria em abril de 2023. O que inicialmente foi contratado por R$ 3,3 milhões, já chega a quase R$ 3,9 milhões após reajustes no contrato.
Conforme a previsão do engenheiro civil Ailton Aparecido Luiz da Silva, responsável pela fiscalização da obra, a reforma entra agora na fase de acabamento. O ginásio irá beneficiar a sociedade e a educação, com eventos esportivos, sociais e culturais. “Estamos nos detalhes finais para a entrega”, garantiu.
Conhecido como ‘ginásio de esportes do Nova Marília’, o local estava abandonado e completamente destruído, com a cobertura praticamente inexistente, além de todo o interior completamente deteriorado, tendo inclusive passado por um incêndio.
Segundo a Prefeitura, o Cemesc, que integra a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Antônio Ribeiro, voltará a ser palco de muitas solenidades, como formatura de alunos das escolas municipais, do Proerd e competições esportivas envolvendo os estudantes, entre outros eventos envolvendo a sociedade em geral.
Para prefeito Daniel Alonso (PL), que recentemente esteve em vistoria da reforma geral do ginásio, acompanhado pelo secretário municipal da Educação, Helter Bochi, e pelo secretário de Obras Públicas, Fábio Alves de Oliveira, a remodelação do Cemesc é um marco na administração municipal, justamente porque devolverá um espaço que será muito utilizado pela população.
“Este ginásio, totalmente reformado, é o presente pelos 95 anos de Marília. Uma obra grandiosa de revitalização e recuperação, uma conquista que marca a história da cidade e devolve à população da zona Sul, um amplo espaço de educação, esportes e cultura”, garantiu o chefe do Poder Executivo.
Ainda conforme a Prefeitura, a reforma abrangeu a estrutura do teto, banheiros (com acessibilidade), vestiários, piso, pinturas externas e externas, entre outros detalhes. “Estamos finalizando o piso de granilite para depois iniciarmos as demarcações das quadras e instalação dos equipamentos esportivos como as tabelas para jogos de basquete, traves para os jogos de futebol, futsal, vôlei, além de outras instalações como barras antipânico nas portas de emergências; finalização das pinturas externas e internas do ginásio, instalações elétricas e hidráulicas para a entrega do ginásio”, informou o secretário de Obras, Fábio Alves de Oliveira.