Prefeitura anuncia ampla recuperação asfáltica a quatro meses da eleição
A Prefeitura de Marília deve iniciar em breve a recuperação da malha asfáltica em todas as regiões da cidade. Ao todo serão investidos mais de R$ 13,2 milhões, em edital conduzido pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.
“A técnica que iremos adotar consistirá na RAP, a Recuperação de Asfalto Proveniente, que envolve o reaproveitamento de material asfáltico retirado de pavimentos desgastados”, afirma o secretário municipal de Obras, engenheiro civil Fábio Alves de Oliveira.
Segundo a Prefeitura, ao invés de descartar as camadas antigas, as mesmas são trituradas e processadas para serem incorporadas em novas construções de estradas. “A prática não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas garante benefícios técnicos, econômicos e sociais significativos”, diz comunicado da administração pública.
“Em termos ambientais, a reciclagem de asfalto através do RAP é uma abordagem ecológica, reduzindo a necessidade de novos recursos naturais e minimizando a quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários”, disse o secretário municipal de Obras.
Para o gestor da pasta, a tecnica empregada no novo asfalto “traz vantagens técnicas notáveis”. “O material recuperado mantém propriedades valiosas para a construção de estradas, contribuindo para a durabilidade e resistência das novas camadas asfálticas. Sua incorporação nas misturas asfálticas proporciona maior flexibilidade e reduz a propensão a trincas e fissuras, prolongando a vida útil do pavimento”, detalha Oliveira.
O prefeito Daniel Alonso (PL) informou que a recuperação abrangerá corredores estratégicos de todas as regiões da cidade, mas não detalhou quais ruas e serviços irão receber os trabalhos. “Iremos concretizar essa relevante obra de infraestrutura, garantindo mais mobilidade, segurança e, como não poderia ser diferente, mais qualidade de vida para população”, afirmou Alonso.
Conforme comunicado emitido pela Diretoria de Comunicação da administração municipal, dentro das próximas semanas, a Prefeitura de Marília e a Secretaria Municipal de Obras Públicas vão dar continuidade ao processo de contratação da empresa e a celebração do contrato para, posteriormente, emitirem a ordem de serviço.