‘Leitura em Casa: Formando Pequenos Leitores’ desperta interesse pelo universo dos livros
A Secretaria Municipal da Educação iniciou o cronograma de visitas técnicas e periódicas às escolas da rede municipal para avaliar as ações e práticas pedagógicas do programa “Leitura em Casa: Formando Pequenos Leitores”. A iniciativa pedagógica visa favorecer a integração entre escola, família e comunidade através de hábitos de leitura.
Entre os dias 2 e 6 de maio de 2024 aconteceu a primeira formação do Programa Alfabetiza Juntos São Paulo, direcionada aos 147 professores alfabetizadores que atuam em turmas de 1º e 2º ano e aos 33 professores-coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Marília. Agora, com objetivo de implementar melhorias na qualidade da educação básica pública e garantir a alfabetização dos estudantes na idade certa, a equipe técnica de pedagogos está realizando visitas em escolas para apreciar os semanários e a documentação pedagógica propostas pelos professores a partir dos livros do kit leitura entregues pela Prefeitura.
As supervisoras de ensino da Educação Daniela Rigoli Mota e Rita Borghetti estiveram na Emef Amaury Pacheco, no Jardim Bandeirantes, zona oeste, onde o projeto iniciou em 2022. Recebidas pela diretora, Débora da Silva, e pelas coordenadoras Julye de Camargo e Viviane da Silva, foram envolvidas nas atividades relacionadas à leitura com os alunos do terceiro ano do Ensino Infantil.
“Nosso objetivo é justamente proporcionar a melhoria da qualidade da educação básica pública e garantir a alfabetização dos estudantes na idade certa. Foram distribuídos 24.600 kits de leitura com intuito de mobilizar as equipes pedagógicas e as famílias neste trabalho de ampliar o interesse das crianças pela leitura e envolver os professores e coordenadores em projetos pedagógicos que enriqueçam as atividades no dia a dia dentro da sala de aula e fora da escola com ajuda das famílias”, explica Daniela Mota.
EXEMPLOS
A diretora da Emef Amaury Pacheco, Débora da Silva, informa que os 158 alunos – entre seis a 10 anos de idade – estão envolvidos nas atividades de Fluência Leitora. Segundo ela, todos receberam os kits leitura da Prefeitura e levaram para casa, alguns trazem na mochila independente das atividades, mas para ter contato com a leitura durante os intervalos.
“Esse acesso à leitura envolve os pais, avós e responsáveis pelas crianças porque realizamos atividades estratégicas que estimulam a curiosidade, o processo criativo e o interesse dos alunos pela leitura. Dessa forma passamos a mobilizar as famílias consequentemente, e isso, é muito importante porque as crianças aprendem pelos exemplos que têm e vendo os pais lendo para elas se interessam ainda mais pelas histórias contadas nos livros”, explica a diretora.
O mais interessante, segundo a diretora, é que as famílias não precisam devolver os kit leitura no final do ano. “Os exemplares ficam no acervo das crianças para que elas continuem com o interesse à leitura e, consequentemente, possam potencializar mais leituras em casa e para todos da família”, completa Débora da Silva que junto com as supervisoras de ensino acompanhou uma roda de leitura aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental (anos iniciais) com a professora, Silva Helena Ramos.
REFERÊNCIA
O secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi ressalta a relevância do programa ‘Leitura em Casa’. “Com o apoio do prefeito Daniel Alonso conseguimos que o programa se tornasse realidade e agora estamos dando continuidade com visitas às escolas e avaliação das atividades pedagógicas propostas. Trata-se de uma iniciativa que possibilita aos professores e professoras orientarem alunos e familiares no incentivo à leitura. Cada livro foi criteriosamente escolhido pela equipe técnica da Secretaria, buscando sempre apresentar conteúdos relevantes para cada faixa etária, sempre em consonância com a Proposta Curricular do Município”, considerou o secretário.
O prefeito Daniel Alonso (PL) pontua a importância do investimento realizado no Sistema Municipal de Ensino com a distribuição do kit leitura. Segundo o prefeito, o programa “Leitura em Casa: Formando Pequenos Leitores” vem somar às estratégias do governo estadual de acabar com o analfabetismo. “Iniciativas como esta contribuem para manter a educação em Marília como referência nacional. E vamos continuar avançando e melhorando a educação no município”, salientou.
De acordo com Alonso, cada um dos 18.883 alunos do Sistema Municipal de Ensino recebeu um kit contendo quatro livros de Literatura Infantil, de acordo com a faixa etária, para as turmas de Nível I e II, Maternal I e II, Infantil I e II, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano e 5º Ano. “Cada professor da Educação Infantil e Ensino Fundamental também recebeu cinco kits diferentes, sendo um de cada turma. Desta maneira, foram entregues um total de 98.400 livros para avançarmos com atividades que promovam a fluência leitora nos alunos do ensino infantil até o ensino fundamental”, explica Daniel Alonso.
LEITURA
Rafaella Leme, de apenas quatro anos de idade, aluna da Emei Raio de Sol, na zona sul, não deixa de ouvir as histórias e observar as figuras dos livros que ganhou do kit leitura.
Atenta e muito esperta, Rafaella pede aos pais ou avós para lerem para ela todos os dias antes dela dormir. “Um hábito que passou a ter depois depois que ganhou o kit leitura. A professora nos orientou sobre os cuidados com a conservação dos livros do kit leitura e a importância de fazer leituras diárias, preferencialmente à noite. E assim temos realizado e deixado ela muito feliz”, comenta Letícia Luciano da Silva Leme, mãe de Rafaella.