Suplência vira dúvida e ‘vereador que ofendeu causa autista’ segue sem sucessor
Em uma nova decisão, a Justiça de Lins determinou – pela segunda vez – a suspensão da posse da suplente Olívia Dias de Oliveira à uma vaga na Câmara Municipal de Guaiçara. Uma liminar impede que ela assuma o cargo até que sejam esclarecidas divergências na ordem de suplência.
A cadeira pertencia a Wellington Lousado Pereira (Avante), mais conhecido como “Chico Carabina”, que foi presidente da Câmara até o dia 19 de abril.
O parlamentar – considerado político de grande experiência na cidade – renunciou ao mandato de forma irrevogável, após repercussão da sua fala sobre o autismo, durante embate com adversário em uma sessão no mês passado. O caso gerou revolta [veja o vídeo].
IMBLÓGLIO
Esta é a segunda vez que o juiz suspende a posse de Olívia. A primeira suspensão ocorreu no dia 3 de maio pelo não cumprimento do prazo previsto na Lei Orgânica do Município para a convocação da sessão extraordinária de posse.
Na nova decisão, o magistrado reconhece que a convocação da sessão extraordinária respeitou o prazo legal, mas aponta uma divergência na ordem de suplência.
Segundo a decisão, existem três candidatos do mesmo partido/coligação de Olívia com mais votos computados (319/321) que ainda não foram empossados.
A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Guaiçara está agendada para segunda-feira (13).