‘Gato’ na rede elétrica faz mulher ser presa e pagar fiança de R$ 1,5 mil
Policiais civis do SIG (Serviço de Investigações Gerais) de Marília, em conjunto com técnicos da concessionária distribuidora de energia da cidade, constaram um furto na rede elétrica nesta quinta-feira (25). Uma mulher foi presa em flagrante na zona leste.
A ação com foco nesse tipo de fraude ocorreu na rua Luiz Antônio Silva Campassi, Jardim Nazareth. Os funcionários da empresa identificaram a ligação clandestina e acionaram a polícia.
Ao verificarem o local, os policiais constataram que a ligação era feita diretamente do poste para a casa, sem passar pelo equipamento de medição. A moradora, uma mulher de 52 anos, afirmou que morava no imóvel há dois anos e que a ligação já existia quando se mudou.
Disse ainda que o responsável pela casa seria o ex-companheiro, pessoa com quem não convive mais. Diante da situação, ele foi detida e conduzida ao SIG, onde foi autuada em flagrante pelo crime de furto, previsto no artigo 155 do Código Penal.
Após o pagamento de fiança no valor de R$ 1.500, a moradora foi liberada, mas terá que responder ao processo criminal, caso o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) considere válidos os indícios de crime.
Vale lembrar que, além de ilícita, a ligação direta para furto de energia pode acarretar em incêndios e acidentes graves. A prática também pode prejudicar a qualidade do fornecimento de energia para todos os consumidores.
Quem é descoberto, além da Justiça penal, pode responder administrativamente e ter que pagar por todo o consumo indevido.