Prefeitura amplia atendimento de oito UBSs e contrata médicos para enfrentamento da dengue
A Prefeitura de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília vão ampliar o horário de atendimento em oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir desta segunda-feira (15).
A medida integra o Plano Municipal de Contingência contra as Arboviroses, instituído pelo prefeito Daniel Alonso (PL) para o combate à dengue e ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
Conforme comunicou o secretário municipal da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira, cada uma das oito UBSs passará a contar com um médico a mais. “Este profissional estará integralmente à disposição dos pacientes que procurarem a unidade no período da tarde, sempre a partir das 13h, com sintomas de dengue”, informou o secretário.
O reforço na equipe médica da rede de atenção primária envolverá as seguintes unidades de saúde: Santa Antonieta, São Judas, Castelo Branco, Chico Mendes, Alto Cafezal, Cascata, Nova Marília e Jardim Planalto.
“A luta contra a dengue, neste enfrentamento dinâmico que estamos estabelecendo, vai ao encontro da portaria do Ministério da Saúde instituída para o combate ao Aedes e proteção de nossa população”, contextualizou o secretário de Saúde de Marília.
O prefeito Daniel Alonso salientou que os novos médicos vão trabalhar com o apoio estratégico e suporte dos demais profissionais e servidores que compõem as equipes das unidades básicas de saúde. “A estratégia é disponibilizar profissionais da Medicina para amparar os pacientes, uma vez que a dengue requer esforços e dedicação de todos. Certamente, a experiência que tivemos com o novo horário, na UBS Nova Marília, comprovou a relevância de estendermos o horário do atendimento médico à população”, ressaltou o chefe do Poder Executivo de Marília.
As medidas de contingência e enfrentamento da dengue continuam em várias frentes, inclusive com a aplicação de nebulização nos bairros.
Nesta sexta-feira (12), o comitê intersetorial de combate à dengue se reuniu na sede da Secretaria Municipal da Saúde para avaliar as tarefas já cumpridas e traçar novos bloqueios e novas operações.
“As notificações estão caindo de modo considerável, entretanto continuamos a registar positividade – ou seja – a confirmação de casos positivos, por isso a incorporação de novos médicos e a ampliação do horário de atendimento nas UBSs serão ações fundamentais para os cuidados com os pacientes”, garantiu a enfermeira Alessandra Arrigoni, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e membro do comitê de enfrentamento.