Garça se prepara para eleição acirrada com nomes conhecidos disputando protagonismo
Garça tem tido uma grande movimentação política nos últimos dias, com o lançamento de pelo menos duas pré-candidaturas de chapas que devem disputar a próxima eleição.
Deyse Serapião (União Brasil) e Luiz Conessa (MDB) serão candidatos da situação enquanto José Alcides Faneco (PL) e Patrícia Marangão (Novo) postulantes da oposição. Existe ainda a chance de uma candidatura de algum integrante da família Marcondes de Moura na disputa deste ano.
Deyse Serapião será a candidata ao cargo de prefeita pela situação. Ela foi eleita vereadora na disputa de 2016, mas logo se tornou secretária municipal da Assistência e Desenvolvimento Social. Nos últimos anos, exerceu o cargo de secretária municipal da Saúde.
Ela terá a companhia do empresário Luiz Conessa, que será o candidato ao cargo de vice-prefeito. Ele já foi governador do Lions entre 2019 e 2020, é casado com a atual secretária da Educação de Garça, Janete Conessa.
Deyse Serapião e Luiz Conessa receberam o apoio do prefeito João Carlos (PSD), que está em seu segundo mandato e não pode mais concorrer. A expectativa era que o vice-prefeito, Flávio Peres (PSDB), fosse o sucessor natural de João Carlos, mas o proprietário da PPA perdeu a esposa Mara Peres no final de março do ano passado e decidiu dedicar mais tempo à vida pessoal e familiar, desistindo da intenção de se tornar o chefe do Poder Executivo municipal.
Em outra via política, Faneco e Patrícia deixaram as desavenças do passado de lado e se uniram para tentar derrubar o grupo que se mantém há oito anos no governo.
José Alcides Faneco foi prefeito de Garça por quatro vezes, entre 1993-1996, 2001-2004, 2005-2008 e 2013-2016. Ele perdeu a disputa para João Carlos em 2016 e se tornou secretário da Administração na Prefeitura de Marília, durante a primeira gestão de Daniel Alonso. Na época, ambos eram do PSDB.
O ex-prefeito tentou voltar ao cargo na eleição de 2020, mas teve problemas na candidatura e desistiu da eleição. Seu filho, Paulo André Faneco (PSDB), que disputaria a reeleição para vereador, assumiu seu lugar na disputa, mas perdeu o pleito para João Carlos e Flávio Peres na ocasião.
Patrícia Marangão foi vereadora em três mandatos consecutivos entre 2009-2012, 2013-2016 e 2017-2020. A empresária, radialista e advogada concorreu ao cargo majoritário na eleição de 2020 e ficou em terceiro lugar.
Outro nome que pode surgir para a disputa ao cargo de prefeito é da família Marcondes de Moura. O advogado e ex-prefeito de Garça, Cornélio Cezar Kemp Marcondes (PSB), que comandou a Prefeitura entre 2008 e 2012, pode surgir na disputa. Ele tentou a reeleição em 2012, mas perdeu para Faneco.
Marcondes contou que recebeu e aceitou o convite do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; e do ex-deputado estadual Pedro Tobias, para assumir a presidência do PSB em Garça.
Após o prazo de filiações dos pré-candidatos para vereador, encerrado no últimos dia 6 de abril, o PSB iniciou em Garça as articulações para coligações partidárias, de onde deve surgir o nome de um vice.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!