Saúde promove ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe neste próximo sábado
A Secretaria Municipal da Saúde vai realizar o “Dia D” de vacinação contra a gripe neste próximo sábado (13). Público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde para campanha poderá receber a imunização contra o vírus em até oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
De acordo com a pasta, as salas de vacinas estarão abertas das 8h às 13h nas unidades básicas do Chico Mendes, Nova Marília, Alto Cafezal, Cascata, Costa e Silva, Santa Antonieta e Jardim Maracá, além das Unidades da Saúde da Família (USFs) São Miguel I e II.
A iniciativa também visa atender o público-alvo da campanha contra a Covid-19 e aplicará vacinas de rotina para atualização do esquema vacinal de todos os moradores, como doses contra a poliomielite e a febre amarela.
GRIPE
O público-alvo é definido por crianças de seis meses a menores de seis anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade).
Ainda compõem o grupo prioritário: pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
COVID
Atualmente, o Ministério da Saúde estabelece que o público-alvo é formado por idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas. Tais grupos devem receber uma dose de reforço com a vacina bivalente a cada seis meses.
“Já o restante dos grupos devem retomar a vacina anualmente. Entre esses grupos estão pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas comorbidade, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua”, informou a Saúde.
ÓBITO
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria divulgou nesta terça-feira (9) que a cidade registrou a 11ª morte por Covid em 2024.
Trata-se de um paciente do gênero masculino, de 84 anos de idade, portador de doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e acamado, segundo notificação hospitalar.
Os sintomas surgiram em 24 de março e o paciente veio a óbito no dia 28 do mesmo mês. O paciente recebeu cinco doses da vacina contra Covid.