Protetora flagra abandono de gatos e denuncia ação criminosa
Uma protetora de animais – que mantém abrigo na zona oeste da cidade – divulgou nesta sexta-feira (5) um flagrante de abandono de gatos no local. O caso envolve três felinos com aproximadamente dois anos, deixados em frente ao portão em uma gaiola. A prática é crime, com pena de três meses a um ano de detenção, além de multa (veja o vídeo).
As imagens mostram quando um carro – possivelmente um Fiat Palio, modelo antigo – estaciona em frente ao abrigo. Um homem desce com a gaiola na mão e caminha em direção ao portão. No veículo, uma segunda pessoa aguarda, segundo a denúncia.
A protetora relatou ao Marília Notícia que o abrigo já atende cerca de 100 animais, em instalações específicas para gatos. Além disso, cães e até equinos – em outros locais – são auxiliados pelo trabalho voluntário.
“As pessoas não têm respeito. O vídeo vai ajudar a esclarecer a autoria desse crime. A polícia está sendo acionada, porque esse tipo de crime não pode ficar impune”, disse.
SENTENÇA
Para quem ainda não acredita em punição, a Justiça tem mostrado o contrário. No início de março uma idosa, moradora em Assis, foi condenada pelo abandono de um filhote de cão, em frente a uma escola da cidade.
Ela também foi flagrada por câmeras de segurança e declarou, em juízo, ter deixado o animal por ter “certeza de que alguém encontraria e cuidaria” do pet. A pena foi de dois anos de reclusão, convertida por igual período de serviços comunitários, além do pagamento de multa.