Idoso escapa de golpe com ‘chupa-cabras’, mas tem cartão levado por criminoso na zona sul
Um idoso de 83 anos conseguiu evitar prejuízo na tarde desta quinta-feira (4) depois de se deparar com um “chupa-cabras” instalado em um caixa eletrônico na zona sul da cidade. Contudo, a vítima chegou a ter contato com um suspeito e teve o cartão levado pelo criminoso. A senha, porém, não foi revelada.
Segundo o registro policial, o idoso foi até a agência bancária instalada na avenida João Ramalho e inseriu o cartão no equipamento para fazer uma operação.
Foi quando percebeu que o cartão havia ficado preso na máquina. Um desconhecido se aproximou e recomendou que o idoso ligasse para o 0800 descrito em uma etiqueta, colada ao caixa.
A vítima saiu da sala de autoatendimento e, do lado de fora do banco, ligou para o telefone indicado. Do outro lado da linha, um suposto atendente do banco solicitou CPF e senha do cartão.
Após o aposentado digitar a senha, o possível interlocutor golpista afirmou que não havia dado certo e seria necessário que o idoso falasse os números. Nesse momento, ele desconfiou e desligou o telefone.
Ao retornar para o interior da agência, o idoso não encontrou mais o homem com quem havia conversado e nem o cartão. A polícia foi acionada. Peritos estiveram no local e encontraram na máquina o adesivo que foi usado para reter o cartão do idoso.
O caso é investigado pela Polícia Civil de Marília, que recomenda aos aposentados, pensionistas e correntistas em geral que jamais forneçam senhas e dados pessoais em centrais de atendimento suspeita.
Em caso de dúvida, é importante consultar os números de telefone em diferentes fontes, como o aplicativo do banco, site da instituição ou atendimento pessoal.