‘Páscoa é a vitória do amor contra a morte e pecado’, destaca Dom Luiz Antonio Cipolini
No dia 8 de maio de 2013, o Papa Francisco escolheu o então Padre Luiz Antonio Cipolini, da Diocese de São João da Boa Vista, para assumir o governo da Diocese de Marília. Sua sagração episcocal ocorreu no dia 7 de julho e sua posse no dia 4 de agosto do mesmo ano.
Dom Luiz Antonio Cipolini, atualmente com 61 anos, nasceu em Caconde (SP) no dia 8 de julho de 1962. Completou seus estudos em Filosofia (1980-1982) e Teologia (1982-1986) pelo Centro de Estudos Arquidiocesano de Ribeirão Preto (SP). Em seguida, obteve seu mestrado em Teologia Moral no Alfonsianum de Roma (1992-1994).
Cipolini foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1986, sendo incardinado ao clero de São João da Boa Vista Boa Vista. Destaque na entrevista da semana no Marília Notícia, Dom Luiz Antonio Cipolini reforça sua atuação de 11 anos na cidade e esclarece o verdadeiro significado da Páscoa para os cristãos.
Para ele, além dos ovos de chocolate, “Páscoa é a vitória do amor contra a morte e o pecado”.
MN – A Diocese de Marília é responsável por quantas cidades hoje? Como tem sido o trabalho até agora em nossa cidade e região?
CIPOLINI – São 37 cidades! O trabalho tem sido sempre de comunhão eclesial. Em sintonia com o Papa Francisco, buscamos estabelecer a comunhão eclesial entre todos, sempre tendo o amor trinitário como fonte de nossa ação pastoral.
MN – Qual o verdadeiro significado da Páscoa para os cristãos?
CIPOLINI – A Páscoa é a Ressurreição de Cristo! A vitória do amor contra a morte o pecado. Em Cristo Ressuscitado, encontramos a força de nossa existência e a renovação de nossa missão! Com a Ressurreição de Cristo, nos tornamos homens novos!
MN- Te entristece saber que vamos passar a Páscoa num período de guerra em Israel?
CIPOLINI – Sim! Toda guerra é sinônimo da não fraternidade. Cristo é a unidade com Deus Pai. Nele, somos irmãos e irmãs, e devemos nos esforçar para viver a fraternidade e não a guerra. O Papa Francisco tem motivado muito a comunidade internacional ao desarmamento e a não cultura de guerra; rezemos para que a paz vença sempre!
MN – A celebração do domingo de Páscoa é a mais importante do ano?
CIPOLINI – O grande Tríduo Pascal, que tem início na Quinta-feira Santa e se estende até o Sábado Santo, prepara-nos para o Domingo de Páscoa e, configurando-nos a Cristo, em sua Paixão, Morte e Ressurreição, faz com que busquemos n’Ele uma nova vida!
MN – Como sabemos, Marília tem grande população de rua e a situação aumenta a cada ano. Qual o posicionamento do bispo sobre este problema que é nacional?
CIPOLINI – O posicionamento do bispo é o de todo cristão: ver em todos os irmãos e irmãs, e isso inclui a população que infelizmente mora na rua, o próprio Cristo! Por isso, enquanto Igreja, por meio da Pastoral dos Moradores de Rua, buscamos cuidar desses irmãos e irmãs nossos!
MN – As paróquias trabalham algum projeto para acolher os moradores de rua?
CIPOLINI – Temos inúmeros trabalhos em nossas paróquias que buscam resgatar nos moradores de rua, e também em todas as pessoas que passam por algum tipo de privação, a dignidade de vida. Vida em abundância que Cristo veio nos garantir na Sua Páscoa.
MN – A Campanha da Fraternidade deste ano pode ajudar a despertar o amor ao próximo? As pessoas ficaram muito distantes após a pandemia. O que o senhor acha?
CIPOLINI – A Campanha da Fraternidade faz um apelo a todos nós católicos, mas também a toda a sociedade, que devemos ser resposavejs uns para com os outros. Buscar o cuidado e respeito mútuo. A amizade social é o sonho de irmãos e irmãs que vivem na harmonia; sem guerras, sem violência; mas com respeito!
MN – É verdade que o bispo já foi professor de comunicação/jornalismo? Nos conte esta experiência.
CIPOLINI – Sim, quando padre lecionei ética no curso de jornalismo. Foi uma experiência positiva, pois o jornalismo está sempre a serviço da promoção humana.
MN – Qual o impacto do evangelho na vida das pessoas hoje? A oração muda vidas? O bispo tem algum sonho que ainda deseja realizar em prol da comunidade católica?
CIPOLINI – O Evangelho é a revolução do amor em nosso meio: Cristo que quer nos transformar com Sua Mensagem! A oração, sendo nossa intimidade com Deus, nos aproxima d’Ele e nos torna mais fortes! O sonho do bispo é que ninguém passe necessidades; que as pessoas se respeitem; tenho o que comer e o que vestir! E que sejam tratadas com amor e igualdade!
MN – Gostaria de ressaltar mais algum assunto na entrevista?
CIPOLINI – Que sejamos todos irmãos e irmãs e que tenhamos uma Feliz e Santa Páscoa! Em Cristo, homens e mulheres novos, juntos!