Pré-estreia do filme ‘Sebastião Leme, o Fotógrafo Inventor’ lota duas sessões
A pré-estreia do filme “Sebastião Leme, o Fotógrafo Inventor” foi realizada em duas sessões neste domingo (24), com grande sucesso de público. Mais de 400 pessoas acompanharam as exibições que tiveram a presença do diretor do longa, Rodrigo Grota, e do produtor Brunno Alexandre.
O longa-metragem foi produzido pela produtora Nosso Quintal, com coprodução da Kinopous e a realização do Programa de Incentivo à Cultura (ProAC) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Para o diretor Rodrigo Grota, a noite de pré-estreia foi “mágica” e gratificante porque reuniu muitos pioneiros de Marília e familiares do Sebastião Leme. “As sessões tiveram uma função de espelho, pois a cidade se vê na tela grande, por meio das fotos exibidas do Leme, que fotografou a origem do município nos anos 30 e 40. O Leme veio para Marília em 1929 e sempre preservou esta história através das imagens registradas por ele”, comentou.
Grota considera o “Universo Leme” amplo e inspirador. “O que mais me impressionou durante a produção do filme foi a diversidade do trabalho do Leme, que produziu fotos artísticas, jornalísticas, de autorretratos e outros modelos inéditos. E o mais importante: ele é o inventor da câmera 360 graus, que foi destaque em Brasília”, destacou.
Conforme a produtora Nosso Quintal, os acervos de diferentes instituições, como o do Clube de Cinema de Marília e da Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília foram disponibilizados para que o núcleo de pesquisa trabalhasse, coordenado pela documentarista Wilza Matos.
No filme, Sebastião Leme foi interpretado pelo ator Fernando Alves Pinto, de 54 anos, e que trabalhou em grandes produções do cinema brasileiro, como “Terra Estrangeira” (1995), “2 Coelhos” (2012) e “Nosso Lar” (2010).
“O trabalho do Leme foi uma espécie de mescla singular entre rigor e espontaneidade, sociabilidade e isolamento, ciência e arte. Ele cultivou seu mundo interno de uma forma muito disciplinada a partir de estudos, pesquisas, invenções e realizações artísticas que certamente contribuíram para a criação de uma personalidade muito rara”, descreveu o cineasta Rodrigo Grota.
De acordo com o produtor Brunno Alexandre, os próximos passos do filme agora são intensificar as exibições para festivais, escolas, faculdades e amantes do cinema.