Fim da saidinha pode atingir mais de 730 presos do semiaberto em Marília
Marília conta atualmente com 734 detentos custodiados em regime semiaberto, que podem ser afetados com o fim da saída temporária de presos, aprovada nesta quarta-feira (20) pela Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.
Segundo dados informados pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a pedido do Marília Notícia, até a última quarta-feira (20), Marília contava com 734 custodiados no regime semiaberto. No site da SAP, é possível verificar que o Anexo de Regime Semiaberto (Arsa) possui atualmente 517 reeducandos, com outros 873 presos na Penitenciária de Marília, totalizando 1.390 presos.
São 734 presos (52,8%) no regime semiaberto e outros 656 (47,2%) no regime fechado em Marília.
Todos os presos que já estão no regime semiaberto podem ser atualmente beneficiados com a saída temporária, desde cumpram requisitos exigidos pela Vara de Execuções Criminais (VEC), como manter bom comportamento na unidade prisional.
Na saída temporária de Natal e Ano Novo em Marília, por exemplo, o benefício da saidinha foi concedido para 612 presos do regime semiaberto da penitenciária de Marília e reeducandos do Arsa.
Policiais penais temem que o fim das saidinhas temporárias aumente tensões dentro dos presídios, com maior chance de motins e agressões a funcionários. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não sancionou a mudança.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!