Dormir bem não precisa ser um sonho; confira dicas práticas que podem ajudar
Se você dorme mal, vou te ajudar. Mas sem aquele papo de largar celular 2h antes, diminuir uso telas, etc. Isso você já sabe, todo mundo já sabe. O que você não sabe ainda é que dormir bem não precisa ser um sonho!
Chamei o Douglas, que é gerente institucional na ResMed, empresa líder global em saúde, especialmente em soluções que ajudam as pessoas a dormirem melhor, para falar com propriedade sobre o assunto.
Se liga:
A sensação constante de sonolência diurna e irritabilidade pela manhã, que seguem ao longo do dia, podem ser sinal de que algo não está indo bem na sua noite de sono. Claro, pais e mães de crianças pequenas já têm nome e sobrenome para a causa do sono fragmentado. E é sempre bom lembrar que essa fase vai passar.
Mas para quem não tem ideia da causa e nem por onde começar para conseguir dormir melhor, aqui vão algumas reflexões:
- A cama é lugar de dormir, e claro, algumas outras coisas mais. Tirando isto, não precisa ir para cama e ficar rolando nela até o “sono vir”. Às vezes ele não virá. Ou você se senta para almoçar sem fome e espera a fome vir? O sono é igual.
- Para o sono vir, procure criar uma rotina de exercício físico e alimentação adequada. Corpo cansado e bem alimentado está pronto para descansar.
- Mas e a mente? Como estão seus pensamentos antes de dormir? Se estiverem a mil, pare um pouco, procure fazer uma meditação ou exercícios respiratórios. Se puder, escreva em um caderno ou bloco de papel como foi seu dia, o que aprendeu e pelo quê sente gratidão no dia. É um “elixir” pro descanso.
E claro, fica à vontade para juntar isso com sua rotina de autocuidado, um banho relaxante, um pijama confortável e passar tempo de qualidade com seu pet ou pessoas queridas. Evitar cafeína e álcool próximo da hora de dormir também vai ajudar.
Mas isso não é tudo: existem mais de 80 distúrbios relacionados ao sono. A insônia ou a Apneia Obstrutiva do Sono são os mais prevalentes, afetando até 32% da população brasileira. Então fique atento: dificuldade para pegar no sono constantemente, ronco constante, despertares noturnos com engasgo podem ser sinais e sintomas de algo mais sério.
Uma recente pesquisa realizada pela ResMed identificou que os principais motivos que perturbam o sono são o estresse relacionado ao trabalho e pressões financeiras.
Procure um médico(a). Dormir bem é uma das atividades mais essenciais da nossa vida e não sei vocês, mas eu gosto muito disso!
Obs.: É importante deixar claro que essa é uma opinião que não propriamente representa a maneira de pensar da equipe ResMed.