MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 18 mar. 2024
CRESCIMENTO

Alta de PCDs cria demanda por maior inclusão nas escolas de Marília

Número de pessoas com algum tipo de deficiência aumentou 35,70% no município, aponta Observatório.
por Alcyr Netto

Marília apresentou um crescimento populacional de 9,63% entre 2010 e 2022, segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Enquanto isso, o número de pessoas com algum tipo de deficiência, no mesmo período, registrou um aumento de 35,70%.

Os dados são do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência, plataforma desenvolvida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Fundação Seade.

De acordo com o levantamento verificado pelo Marília Notícia, enquanto a população mariliense cresceu de 216.745 habitantes em 2010 para 237.627 em 2022, o número de pessoas com algum tipo de deficiência passou de 15.476 para 21.001, no mesmo período analisado.

Dentre as pessoas com deficiência, os números se distribuem em diferentes categorias. Atualmente, a cidade conta com 2.890 deficientes auditivos, 3.981 deficientes intelectuais, 6.705 deficientes físicos e 7.425 com alguma deficiência visual.

Os dados revelam importantes mudanças entre os anos de 2019 e 2022 na área da Educação. Com um avanço na capacitação de profissionais, houve um aumento expressivo na identificação de estudantes autistas em escolas de Marília, passando de 31 em 2019 para 313 em 2020, 252 em 2021 e 548 em 2022.

Em 2019 eram 498 estudantes com deficiência intelectual, passando para 487 em 2020, 479 em 2021 e 497 em 2022. Os alunos marilienses com deficiência física eram 218 em 2019, 241 em 2020, 248 em 2021 e 259 em 2022.

Aqueles com deficiências múltiplas passaram de 81 em 2019, 85 em 2020, 86 em 2021 e 92 em 2022.

Com baixa visão, a cidade contava com 32 estudantes em 2019 e 2020, 30 em 2021 e 39 em 2022. Os alunos de Marília com deficiência auditiva eram 25 em 2019, 20 em 2020, 27 em 2021 e 22 em 2022.

Marília tinha ainda 39 estudantes com surdez em 2019, 38 em 2020 e 32 em 2021 e 2022. Alunos com cegueira eram seis em 2019 e 2020, com cinco em 2021 e 2022.

A plataforma do Governo do Estado de São Paulo disponibiliza os dados organizados e integrados sobre as pessoas com deficiência em todo o território paulista. A intenção é transformá-los em informações úteis para a tomada de decisões, com políticas públicas nos diversos setores da administração municipal, para maior inclusão deste público.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília
  • 2
    Justiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSS
  • 3
    Atendente de telemarketing tenta falar com irmão preso e acaba detido na CPJ
  • 4
    Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília

Escolhas do editor

MOBILIDADE URBANA
Falta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinidoFalta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinido
Falta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinido
TRANSTORNO URBANO
Entre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradoresEntre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradores
Entre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradores
FISCALIZAÇÃO
Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em MaríliaOperação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília
Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília
JUSTIÇA FEDERAL
Justiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSSJustiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSS
Justiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSS

Últimas notícias

HBU realiza troca inédita de válvula do coração sem cirurgia em Marília
Instituto Prospera forma alunos de cursos gratuitos e reforça capacitação em Pompeia
Tupã intensifica limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos
Tribunal de Contas atribui conceito B+ à gestão de tecnologia da Prefeitura de Tupã

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie