Pedido solicita revisão de área ambiental para favorecer crescimento urbano de Assis
Pedido feito pelo prefeito de Assis, José Fernandes (PDT), ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), solicita a revisão ambiental de uma área que cobre cerca de 30% do território do município.
Durante a entrega das moradias no bairro Bela Vista, na última quarta-feira (6), Fernandes pediu que fosse feita a revisão dos planos de manejo da Floresta Estadual de Assis e da Estação Ecológica de Assis. A intenção seria reduzir a área de amortecimento dessas unidades, consideradas pela Prefeitura como limitadoras do crescimento da região norte da cidade.
O prefeito alega que sabe a importância da preservação ambiental e não quer derrubar a floresta, mas encontrar um equilíbrio entre a proteção ambiental e o desenvolvimento socioeconômico de Assis.
O chefe do Executivo argumenta que a área de amortecimento, conforme está definida, impede a geração de novas oportunidades de emprego e renda.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Obras e Serviços, Fábio Nossack, a revisão dos planos de manejo já foi iniciada pelo Estado, mas foi interrompida para priorizar unidades de conservação sem plano de manejo.
Conforme o Executivo, o governador não se manifestou sobre o assunto durante a visita, mas o secretário de Obras de Assis afirma que já protocolou um ofício junto ao Governo do Estado solicitando a retomada da revisão dos planos de manejo.
OUTRO LADO
O Marília Notícia questionou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística sobre a questão. Veja abaixo a nota na íntegra:
“A Fundação Florestal informa que os Planos de Manejo da Estação Ecológica e da Floresta Estadual de Assis foram aprovados em 2009 e encontram-se em implementação pela gestão dessas unidades. As próximas etapas de revisão dos Planos de Manejo consistem na realização de oficinas participativas para coleta de contribuições, inclusive sobre a possibilidade de ampliação ou redução das zonas de amortecimento e de coleta de documentos. Tais etapas, no entanto, somente ocorrerão após a finalização do processo de ampliação dos limites das unidades, previsto para o fim do semestre (Processo SMA 42.192/2002 – NIS 1441509). O processo de revisão desses planos foi iniciado em 2020 pelo Comitê de Integração dos Planos Manejo de Manejo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), quando a caracterização, as propostas preliminares de zoneamento e os programas de gestão foram elaborados.”