Rede Feminina de Combate ao Câncer de Tupã vai implantar home care
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Tupã e região recebeu nesta semana recurso de mais de R$ 112 mil que será investido no serviço de home care — conceito de tratamento domiciliar. A assistência deverá ser implantada pela entidade que atua em Tupã há 30 anos.
A rede é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, cujo objetivo é prestar assistência gratuita a pacientes carentes portadores de câncer e difundir informação útil para sua prevenção.
A presidente da instituição, Dinah Machado Modelli lembrou das dificuldades enfrentadas no início das atividades em 1994 e da superação pela força do trabalho voluntário.
“Desde que foi instalado o Centro de Oncologia no antigo hospital São Francisco, em 1988, a região sabe sobre o tratamento em quimioterapia realizado em Tupã. Claro, Marília e outros centros são também referência, mas somos credenciados através do SUS e, agora, o projeto é ampliar esse atendimento aos pacientes em suas residências através do home care”, pontuou Dinah Modelli.
HOME CARE
Para implantar o serviço, a Rede Feminina de Combate ao Câncer conta com voluntárias e profissionais que vão destinar cuidados com o paciente.
O home care tem a finalidade de ajudar no tratamento, no cuidado paliativo de doentes terminais e na comodidade das pessoas que não podem ou não devem se locomover até os espaços de saúde.
AULAS
A Rede Feminina também oferece aulas de música e de informática às crianças e adolescentes em tratamento oncológico.
A assistência é feita através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A ideia é que as crianças e adolescentes se qualifiquem e desenvolvam suas habilidades motoras e psicológicas.