Dia D contra a dengue tem visita a imóveis, bloqueios e inseticida em 63 pontos
O Dia D em Marília contra a dengue, que acontece nesta sexta-feira (1º), vai contar com intensificação na fiscalização, visita a imóveis para controle vetorial com retirada de material com água parada, além de tratamento com larvicida em reservatórios não-removíveis.
Conforme informa o secretário municipal da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira, o Comitê Intersetorial de Combate à Dengue, instituído pelo prefeito Daniel Alonso (sem partido), se reúne na manhã de hoje para análise das ações e para traçar a programação das novas frentes.
“Até o momento, nossa atenção primária tem atendido a demanda e estamos acompanhando diariamente os números, priorizando o atendimento aos casos suspeitos de dengue. Caso necessário, estamos prevendo o reforço da equipe e um horário estendido das nossas unidades de saúde, numa segunda fase”, contextualizou o secretário.
O Dia D de Mobilidade Estadual Contra a Dengue, estabelecido pelo Governo de São Paulo, tem intensa programação em Marília.
A iniciativa, anunciada pelo Centro de Operações de Emergências (COE), terá a participação das secretarias de Estado da Saúde, Educação, Defesa Civil do Estado, apoio do Exército Brasileiro e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
A iniciativa inclui atividades especiais nas escolas, orientação à população e fortalecimento das ações de combate à doença nas residências.
“Em Marília, iremos organizar bloqueio de controle de criadouros dos casos suspeitos e positivos. Aplicação de inseticida residual em 63 pontos estratégicos, que são locais que abrigam reciclagem, ferro-velho, entre outros ambientes assim. Acompanhamento de canteiro de obras com retirada de material com água parada, além de tratamentos com larvicida em reservatórios não-removíveis”, informa Ferioli.
Neste Dia D haverá ações educativas em todas as unidades de saúde e entrega de panfletos nas escolas da cidade. “Vamos intensificar as atividades de fiscalização e notificação de irregularidades. Importante ressaltar que a parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Serviços também será intensificada, justamente no apoio à limpeza de vias públicas nas áreas com maior incidência de casos de dengue”, afirma o secretário.
Haverá nebulização costal de inseticida em imóveis especiais com alto índice de casos positivos de dengue. Atualmente, conforme dados do boletim da semana epidemiológica 8, Marília possui 1.553 casos confirmados de dengue.
Nesta quinta-feira (29), duas mortes foram confirmadas pela Secretaria Municipal da Saúde, consistindo assim nos 3º e 4º óbitos pela doença em 2024.
NOTIFICAÇÕES E CONFIRMAÇÕES EM QUEDA
Com os coeficientes de incidência e de notificações de suspeitos demonstrando queda nas últimas semanas epidemiológicas, o que vem chamando a atenção das autoridades sanitárias de Marília é a letalidade do vírus da dengue.
Aliás, este cenário, que será um dos assuntos que o Comitê Intersetorial abordará na reunião desta sexta-feira, foi amplamente discutido inclusive pela equipe técnica da Secretaria Municipal da Saúde junto ao Ministério da Saúde, na quarta-feira (28). E como demanda permanente continuará sendo discutido no comitê de enfrentamento na reunião de hoje.
O prefeito Daniel Alonso afirma que o plano de contingência para o enfrentamento e controle da epidemia em Marília vem sendo cumprido de forma rigorosa numa ação intersecretarial do governo municipal.
“O mesmo rigor e eficiência que adotamos para o controle e combate da pandemia de Covid-19, implantamos também agora. Tenho a certeza que iremos vencer o mosquito Aedes aegypti. Reitero a necessidade de a população nos auxiliar, fazendo a limpeza de seus quintais e, principalmente, recebendo os nossos agentes de saúde e agentes de controle de endemia. Vamos juntos vencer esta batalha”, conclui.