Marília opera com 13 dos 30 radares com a validade vencida
Levantamento realizado pelo Marília Notícia junto ao Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) aponta que Marília conta atualmente com 13 radares com a validade vencida, que teoricamente não deveriam estar em funcionamento. Para que continuem com a eficiência confirmada, os equipamentos devem passar por inspeção do Inmetro.
Conforme a pesquisa, são 13 equipamentos de um universo de 30 cadastrados no município, ou seja, 43,33% dos aparelhos.
Ainda de acordo com os dados, entre os meses de março e abril deste ano, mais 28 radares instalados na área urbana de Marília terão a validade vencida e devem ser fiscalizados para que continuem em operação.
Entre os que já se encontram fora do prazo de validade estão seis radares fixos da concessionária Entrevias estão nessa situação. Eles estão instalados nos quilômetros 340, 345, 348 e 356 da SP-333, com velocidade que varia entre 60 e 80 quilômetros por hora, e dois radares na SP-294, nos quilômetros 453 e 455, com velocidade de 80 quilômetros por hora. Estes seis equipamentos tiveram o vencimento, segundo o PSIE, entre 2021 e 2023.
Os outros aparelhos que estão fora do prazo de validade são móveis e podem se transportados para qualquer ponto da cidade. A responsabilidade pela manutenção deles é do Governo do Estado.
Ainda entre os 30 radares cadastrados no município de Marília, apenas um portátil, do Ministério da Justiça, chegou a ser reprovado pelo Inmetro. Dois equipamentos da concessionária Entrevias, no quilômetro 315 da SP-333, precisaram ser reparados para entrarem em funcionamento. Todos os demais foram aprovados pelo órgão de inspeção.
O prazo de validade vencido pode anular a multa aplicada pelo radar.
Vale pontuar que não foram constatadas irregularidades pelo PSIE nos radares fixos que funcionam no perímetro urbano de Marília.
OUTRO LADO
Sobre os equipamentos irregulares da Entrevias, a concessionária encaminhou tabelas com os aparelhos em funcionamento. Segundo a Entrevias, os radares nos quilômetros 453 e 455 da SP-294 e no quilômetro 340 da SP-333 estão em operação. Os outros três não constam na relação de radares encaminhada pela concessionária.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagens (DER), após o prazo de validade, os radares deixam de aplicar multas, servindo apenas ao monitoramento do tráfego. Em caso de dúvida em relação a uma determinada autuação, o proprietário do veículo poderá solicitar a abertura de um processo administrativo junto ao DER, que irá analisar a pertinência do pedido de revisão da multa.
As solicitações devem ser direcionadas à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), pelo site www.der.sp.gov.br. Ao acessar o Portal do DER, na Aba “Serviços”, clicar em “infração/ multas” e seguir os passos.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!