São Paulo derruba tabu e vence o Corinthians em Itaquera pela 1ª vez
Caiu nesta terça-feira (30) uma escrita que o Corinthians defendia havia quase dez anos diante do São Paulo. Com gols anotados por Jonathan Calleri e Luiz Gustavo, o time tricolor derrotou o rival pela primeira vez na Neo Química Arena, em Itaquera, por 2 a 1.
O confronto pelo Campeonato Paulista foi o 19º clássico entre as equipes na casa alvinegra. Até então, os mandantes ostentavam um retrospecto com 11 vitórias e sete empates desde que o Majestoso passou a ser disputado na nova arena corintiana, em 2014.
Além de derrubar o tabu, os são-paulinos ganharam ainda mais confiança para a decisão da Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras, no próximo domingo (4), às 16h, no Mineirão.
Do lado corintiano, foi a terceira derrota consecutiva no Estadual, o que já deixa o time de Mano Menezes pressionado no torneio. Depois de estrear com uma vitória sobre o Guarani, havia sido derrotado também por Ituano e São Bernardo antes do duelo contra o São Paulo.
Mano está entre os nove técnicos que comandaram o Corinthians no período em que o clube defendeu a invencibilidade contra os tricolores. Além dele, Fábio Carille, Tite, Vagner Mancini, Jair Ventura, Cristóvão Borges, Sylvinho, Vitor Pereira e Vanderlei Luxemburgo também estiveram à beira do gramado.
Desta vez, a escrita começou a cair aos 20 minutos do primeiro tempo, quando Wellington Rato descolou um lançamento do meio de campo que encontrou Jonathan Calleri nas costas da defesa. Na velocidade, o argentino conseguiu chegar cara a cara com Cássio e tocou na saída do goleiro.
Antes do intervalo, a situação dos mandantes ficou ainda mais complicada quando o time ficou com um jogador a menos.
Aos 42 minutos, Caetano foi expulso após o VAR (árbitro de vídeo) chamar o árbitro para analisar um lance em que o defensor do Corinthians deixou a mão acertar o rosto do atacante Luciano.
Na etapa final, com apenas seis minutos, o São Paulo aproveitou a diferença numérica para chegar ao seu segundo gol. Após novo cruzamento de escanteio de Rato, Luiz Gustavo apareceu sozinho para cabecear para o fundo da rede.
O Corinthians ainda tentou responder minutos depois, mas Yuri Alberto acertou a trave em um bom chute de fora da área. Depois disso, o São Paulo passou a administrar o placar e, antes do fim, os donos da casa conseguiram apenas descontar, com Arthur Sousa, já nos acréscimos.
CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Félix Torres, Caetano e Hugo; Raniele (Ryan), Maycon, Fausto Vera (Raul Gustavo) e Rojas (Wesley); Romero (Kayke) e Yuri Alberto (Arthur). T.: Mano Menezes
SÃO PAULO
Rafael; Rafinha (Moreira), Arboleda, Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Alisson (Luiz Gustavo), Wellington Rato (Nikão), Luciano (Ferreirinha) e Lucas (Galoppo); Calleri. T.: Thiago Carpini
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Alberto Andrini Nogueira
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Romero, Raul Gustavo (COR); Alisson, Calleri, Welington (SPO)
Cartões vermelhos: Caetano (COR)
Gols: Calleri (SPO), aos 19 min do 1° tempo; Luiz Gustavo (SPO), aos 5 min do 2° tempo; Arthur (COR), aos 45 min do 2° tempo