Marília encerra a Semana da Amamentação com evento
O Fundo Social de Solidariedade promoverá nesta sexta feira uma homenagem a 50 doadoras do Banco de Leite Humano de Marília. Será ás 15h00, na sede da Associação Paulista de Medicina (Casa do Médico), na Avenida Pedro de Toledo, nº 179.
O evento vai encerrar a participação de Marília na Semana Mundial da Amamentação. Neste ano, o tema foi “Amamentação. Um ganho para toda a vida”. O prefeito Vinicius Camarinha destacou o trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite Humano visando salvar vidas e mais uma vez lembrou que esse é um segmento que desfruta de credibilidade total perante à população mariliense. “Por isso, a determinação é sempre proporcionar estrutura para o estímulo às doações, coleta e conserva do material até o encaminhamento final do leite: os bebês nas UTI’s. É uma questão de vida”, destacou o prefeito.
Sandra Domingues, supervisora do Banco de Leite Humano de Marília, lembrou que o Brasil tem outros 212 BLHs. “É pouco pelo tamanho do país. No entanto, temos a melhor rede do mundo. Na década de 40 buscamos tecnologia para a implantação do primeiro banco. Hoje, o Brasil é exportador dessa qualidade de serviço, premiada por várias vezes”, afirmou Sandra.
Ela lembrou que atualmente estão sendo coletados 100 litros de leite humano por mês, com a dedicação de 50 doadoras em média para o atendimento de 45 bebês. “É preciso ter sempre um estoque de segurança. Por isso, contamos com a conscientização de mais mães para a doação. É só entrar em contato pelo telefone 34138696. Uma equipe irá até a casa da interessada para passar todas as informações. A coleta é a domicílio. O prefeito Vinicius tem nos proporcionado total retaguarda para esse sucesso. Agora, determinou a troca de todos os frezeers para a conserva do material coletado com a máxima qualidade”, explicou.
A partir da consumação da doação, inicia-se um processo técnico. “Envolve a higienização da doadora e armazenamento domiciliar correto até o transporte adequado da residência à sede do BLH. Depois, ocorrem a pasteurização e análises. Só depois do resultado obtido, o leite deixa o banco com a prescrição médica levando-se em conta a necessidade de cada bebê internado nas UTIs neonatais dos hospitais”, finalizou.
A supervisora do Banco de Leite Humano, por fim, agradeceu a homenagem para toda a equipe do BLH mas principalmente para a doadoras pelo Fundo Social de Solidariedade.