Conselho da Mulher de Marília realiza primeira reunião ordinária do ano
A primeira reunião ordinária do Conselho da Mulher do ano de 2024 teve como convidada especial a nova delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Darlene Costa Tozin, e contou com a presença maciça das Conselheiras e também da defensora pública Andrea da Silva Lima.
Na pauta principal, a importância do fortalecimento do trabalho em rede, o comitê de defesa e proteção da população feminina no município e o apoio às atividades do Centro Municipal de Referência da Mulher de Marília, onde ocorreu a reunião.
Estiveram presentes as coordenadoras Adriana Tognoli, Camila Mugnai, Patrícia Butignol Lúcio, representantes de universidades, e Tereza Machado, pela comunidade. As Conselheiras da sociedade civil e do poder público: Silvana M. Batagliotti do Sindicato da Alimentação, representando as colaboradoras do setor, Maria Aparecida Honjoya, do Conselho Tutelar, Heloisa G. Santana, da Apeoep, representante das professoras do estado de São Paulo, Ana Laura Silva Xavier, da Secretaria Municipal da Cultura, Nilza de Fatima C. da Silva e Talita Pereira de Aguiar, ambas do Sindicato Rural, representando as mulheres do campo, Andrea da Silva Lima, Defensora Pública, Rita Andrea M. S. Zafred e Aline Angélica Souza e Silva, representando a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
A delegada da DDM se colocou à disposição do Conselho para somar forças nas ações e atividades promovidas em prol das mulheres da cidade.
Por sua vez, Adriana Tognoli, coordenadora do Centro de Referência da Mulher, destacou a importância de poder contar com a Delegacia da Mulher no enfrentamento da violência doméstica e familiar desenvolvido pelo Centro de Referência.
A defensora pública Andrea da Silva Lima falou da efetivação do Convênio do Centro de Referência com a Defensoria Pública, realizando atendimentos em regime de plantão especialmente para as assistidas no serviço, trazendo mais agilidade e privacidade para as mulheres em situação de violência e vulnerabilidades.
Para o prefeito de Marília, Daniel Alonso (sem partido), a participação das mulheres no desenvolvimento da cidade e nas decisões públicas sempre foram essenciais e fundamentais. “Cada vez mais incentivamos e valorizamos a presença das mulheres em todas as áreas e setores da sociedade, principalmente na gestão pública. Seguiremos neste propósito permanente de fortalecer as mulheres de nossa cidade”, afirmou.