Faculdade de Medicina de Marília completa 58 anos de história nesta sexta-feira
A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) completa 58 anos nesta sexta-feira (19). Criada em 1966, a instituição iniciou as atividades em janeiro de 1967 com o curso de Medicina.
Em dezembro de 1966, uma lei municipal constituiu a entidade mantenedora, a Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília (Fumes).
O curso de Enfermagem foi criado em março de 1981. Em 1994, a Famema passou a ser autarquia de ensino em regime especial do Governo do Estado de São Paulo, ligada diretamente à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Além dos cursos de graduação de Medicina e de Enfermagem, a Famema oferece os programas de pós-graduação em “Saúde e Envelhecimento” – mestrado acadêmico e em “Ensino em Saúde” – mestrado profissional, de residência médica em 30 especialidades e de residência multiprofissional em cinco áreas de atuação.
A Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Famema enviou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) solicitação para implantação do Programa de Doutorado em Saúde e Envelhecimento na instituição.
Desde 1997, a Famema utiliza metodologias ativas de aprendizagem, pioneiras no país, que substituíram o método convencional em salas de aulas e inseriram os estudantes de Medicina e de Enfermagem, desde o primeiro ano, em unidades de saúde para o aprendizado na prática.
Na última edição do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade), de 2020, os cursos de Medicina e Enfermagem obtiveram nota 5.
A nota máxima obtida pelos estudantes coloca a Famema entre as mais qualificadas instituições de ensino, sendo a 16ª no país e a quarta no Estado de São Paulo.
A Famema é polo presencial para apoio pedagógico, acompanhamento do desempenho e avaliação dos alunos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) de Marília.
Em 2015, o Governo do Estado de São Paulo criou a autarquia HCFamema (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília), entidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde para fins administrativos e que atua em conjunto e de forma coordenada com a Faculdade de Medicina de Marília.
O HCFamema possibilita aos hospitais e ambulatórios servirem de campo para o ensino e o treinamento de estudantes em cursos de graduação e pós-graduação da Famema.
A Comissão de Extensão da Famema divulgou o resultado do edital de chamamento público para institucionalizar Programas de Extensão.
Em 2023 foram aprovados: Alfa Famema, Amigos do Sorriso – Alegria na Famema, Curso Pré-Vestibular Popular da Famema, Sensibilizarte Marília – Humanizar através da arte e Severinos.
Uma conquista inédita foi a realização de concursos públicos para a contratação de professores para a instituição.
Em 2022, o Governo do Estado autorizou a realização de concursos para a contratação de 75 professores para a Faculdade de Medicina de Marília.
Todas as etapas dos concursos foram realizadas, e agora, os professores passam a ser contratados diretamente pela Famema por meio de concurso público e não mais pelas fundações de apoio – Fumes e Famar por processo seletivo.
Em novembro, os primeiros 22 professores concursados foram convocados, tomaram posse e já foram efetivados na Famema.
“A Famema completa 58 anos, um grande orgulho para Marília. Estamos comemorando e evoluindo. A Famema finalmente contratou os primeiros servidores públicos desde a autarquização da instituição em 1994. Após a autorização do Governo do Estado para a realização de concursos públicos para 75 professores, os primeiros 22 professores já foram contratados. Dessa forma, passamos a renovar nosso quadro de pessoal. Estamos finalizando o processo de contratação do projeto executivo para o Campus Universitário. Também agilizamos o projeto para transformar a Famema em centro universitário, com a criação de mais cursos na área de saúde. Com o planejamento estratégico nos preparamos para o futuro com qualidade e organização. Agradeço a todos que se dedicam para tornar a Famema ainda mais forte”, enalteceu o diretor geral da Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz.
A Famema tem como missão “formar e qualificar profissionais com excelência em ciências da saúde, por métodos ativos, orientados ao interesse público e com responsabilidade social.”