Palmeiras dá sequência à pré-temporada com Estêvão integrado ao elenco profissional
O Palmeiras treinou na tarde desta quinta-feira (18), na Academia de Futebol, seguindo a preparação para a estreia na temporada 2024 contra o Grêmio Novorizontino, no domingo (21), às 16h, em Novo Horizonte (SP), pelo Campeonato Paulista. A principal novidade foi a presença do atacante Estêvão, integrado ao elenco profissional do Verdão após a disputa da Copa São Paulo de Juniores.
“É uma experiência incrível, é sempre bom estar aqui. Aprendo bastante com todos. Quero fazer bons treinos, bons jogos e que Deus possa me abençoar dentro de campo. Já tinha estreado no ano passado e eles [jogadores] me tratam com carinho, me acolhem bastante. Espero que seja um ano abençoado e que eu possa contribuir de todas as formas para fazermos um ano excelente”, afirmou o jovem de 16 anos.
Estêvão chegou ao Palmeiras em 2021 após se destacar pela base do Cruzeiro. O atacante rapidamente mostrou sua qualidade técnica, chamando a atenção pelo refinado controle de bola em velocidade, pelos dribles em direção ao gol e pela capacidade de finalização de diferentes distâncias. Canhoto, atua preferencialmente pelo lado direito do ataque, cortando para dentro, mas também tem facilidade para atuar como meia centralizado.
O desempenho acima da média e o poder de decisão o fizeram ser frequentemente utilizado em categorias acima de sua idade – participou, por exemplo, da conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023 quando tinha apenas 15 anos. Faturou outros importantes títulos pela base, como os Paulistas Sub-15 (2021 e 2022), Sub-17 (2022) e Sub-20 (2023), a Copa do Brasil Sub-17 (2022 e 2023) e o Campeonato Brasileiro Sub-17 (2022 e 2023). Em 2022, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira Sub-17 e, no ano seguinte, disputou o Mundial da categoria.
Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, Estêvão foi utilizado por Abel Ferreira no segundo tempo do empate por 1 a 1 com o Cruzeiro e se tornou o terceiro atleta mais jovem a entrar em campo pelo Palmeiras, com 16 anos, sete meses e 12 dias, superando Vinicius (16 anos, sete meses e 21 dias) e ficando atrás apenas de Rodrigo Taddei (16 anos, três meses e cinco dias) e Endrick (16 anos, dois meses e 16 dias).
No trabalho desta tarde, o treinador português e sua comissão comandaram atividades técnicas de marcação e passes em campo reduzido, enfrentamentos de ataque contra defesa no último terço do campo e ações específicas dos setores ofensivo e defensivo. O lateral-esquerdo Piquerez treinou à parte no gramado e cumpriu seu cronograma individualizado.
O Palmeiras volta a treinar nesta sexta-feira (19), às 10h, na Academia de Futebol. O Maior Campeão do Brasil é o atual bicampeão estadual e não perde um jogo de estreia de Campeonato Paulista há 28 anos – desde a última derrota, em 1995, são 16 vitórias e 11 empates em 27 edições (em 2002 não houve competição).