MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
qua. 10 jan. 2024
IMIGRAÇÃO

Prefeitura de Lins denuncia Pirajuí por ‘descarregar’ venezuelanos na cidade

Além da denúncia ao MP, um Boletim de Ocorrência também foi registrado.
por Daniela Casale
Venezuelanos foram deixados em Lins por veículos oficiais de Pirajuí (Foto: Arquivo Pessoal)

A Prefeitura de Lins registrou um Boletim de Ocorrência e encaminhou ofício ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) contra a Prefeitura de Pirajuí. A denúncia aponta que imigrantes venezuelanos teriam sido deixados na cidade por um carro oficial do município acusado.

Segundo a administração de Lins, no dia 4 de janeiro, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi informada sobre alguns imigrantes que haviam sido deixados nas proximidades do Terminal Rodoviário.

O documento aponta que os guardas municipais foram até o local e prestaram o primeiro atendimento, que foi mantido pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, com o processo de acolhimento.

“É relevante destacar que a cidade de Lins, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, não foi notificada em momento algum pela Prefeitura Municipal de Pirajuí a respeito desses migrantes, que foram simplesmente deixados em nosso município”, diz o comunicado.

A Prefeitura de Pirajuí também emitiu um esclarecimento e informou que os venezuelanos tinham por objetivo seguir até Lins e posteriormente chegar ao destino, Araçatuba.

Carros foram flagrados pelas câmeras de segurança de Lins (Foto: Reprodução/Câmera de Segurança)

Segundo a administração de Pirajuí, houve solicitação do venezuelanos através da Secretaria de Assistência Social por um meio de locomoção até um ponto mais próximo do destino.

“O município em todo momento visou o bem-estar dos envolvidos. Antes de ser ofertado o transporte, alimentação, vestuário, documentação e atendimento familiar foram ofertados pela equipe de abordagem”, diz a nota de Pirajuí.

Segundo a Prefeitura, os imigrantes foram de Bauru a Pirajuí na mesma situação. “Repudiamos quaisquer ações ou tentativas de desqualificações junto à nossa equipe de serviço social, uma vez que desempenha sua função com ética e responsabilidade, conforme determina a Política Nacional de Assistência Social (PNAS)”, afirma o comunicado.

“A definição de fluxos de referência e contrarreferência do atendimento aos migrantes nos serviços socioassistenciais, de modo a garantir a atenção igualitária, consiste na escuta, provisão de documentos, alimentação, passagem, inclusive hospedagem quando necessário. Outra alternativa é a condução por meio de veículo oficial. Essas e demais ações foram tomadas sem resistência. Com isso, reforçamos nosso compromisso e seriedade ao atender todas as áreas, assim como na política de cuidados entre migrantes e itinerantes”, diz outro trecho do documento.

A administração de Pirajuí ainda conclui que “repudiamos a forma como o tema foi abordado pela Prefeitura Municipal de Lins, que optou pela exposição de fatos falaciosos, que não coincidem com a realidade vigente no Município de Pirajuí.”

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vídeo flagra cavalo exausto, forçado a se levantar; Polícia Civil investiga maus-tratos
  • 2
    Procurado por homicídio tentado vai à delegacia e acaba preso em Marília
  • 3
    Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
  • 4
    Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília

Escolhas do editor

MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
DA RIMA À TRANSFORMAÇÃO
Hip hop transforma vidas e ocupa espaços esquecidos em MaríliaHip hop transforma vidas e ocupa espaços esquecidos em Marília
Hip hop transforma vidas e ocupa espaços esquecidos em Marília
FUTEBOL
MAC encara o Paulista de Jundiaí neste sábado pela Série A3 no AbreuzãoMAC encara o Paulista de Jundiaí neste sábado pela Série A3 no Abreuzão
MAC encara o Paulista de Jundiaí neste sábado pela Série A3 no Abreuzão

Últimas notícias

Detran de São Paulo tira teste de baliza para exame da CNH e tem novas regras
Adolescentes investigados pela morte do cão Orelha em SC voltam ao Brasil após viagem
Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
Governo confirma que fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie