Unidades de Marília tem 4,6% de evasão prisional em ‘saidinha’ do final de ano
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) divulgou na manhã deste sábado (6), que 28 reeducandos do regime semiaberto do Centro de Ressocialização (CR) de Marília não retornaram após a saída temporária de Natal e Ano Novo. O número representa 4,6% dos 611 que haviam sido liberados para passar o período de final de ano com suas famílias.
De acordo com informações confirmadas pela SAP, o Poder Judiciário é responsável pelas concessões das saídas temporárias, analisando cada caso e autorizando que os reeducandos deixem o CR de Marília, em processo de reinserção no convívio em sociedade.
O benefício da saída temporária é previsto na Lei de Execução Penal. Foram liberados detentos da Penitenciária de Marília e do Centro de Ressocialização. A SAP não revelou quantos foragidos eram do presídio e quantos do CR, mas o total de ausentes no retorno totalizou 28 reeducandos.
O retorno estava previsto para o dia 3 de janeiro. Durante a ‘saidinha’ anterior de presos, no mês de outubro, as unidades prisionais de Marília colocaram 610 presos nas ruas, sendo que 21 não retornaram, com índice de evasão atingindo 3,4%.
De acordo com a SAP, quando o preso não retorna à unidade prisional, é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto, ou seja, quando recapturado, volta ao regime fechado.