Fotos mostram pacientes em macas nos corredores do HC em Marília
Quem precisa de atendimento médico no Hospital das Clínicas de Marília tem reclamado da superlotação da unidade, que está causando inclusive situações constrangedoras.
Imagens enviadas ao Marília Notícia mostram pacientes deixados em macas nos corredores, além de quartos minúsculos com até duas pessoas internadas.
As fotos foram enviadas nesta quarta-feira (4), mas a reportagem não conseguiu confirmar a data original dos registros.
As imagens referentes ao Pronto-Socorro revelam até pessoas deitadas no chão da recepção do HC.
É possível observar que na área de atendimento lotada e nos corredores há pacientes já com vestimenta hospitalar, ou seja, não estão somente de passagem pelo atendimento de urgência ou emergência.
Nos quartos e salas de atendimento, as imagens registradas identificam pacientes dividindo pequenos espaços.
Ainda há imagens de uma sala lotada de mobílias empilhadas, dentre macas, cadeiras, armários, colchões e outros móveis.
Em um vídeo gravado, aparentemente sem que os servidores do hospital percebessem, um funcionário administrativo chega a comentar com uma enfermeira sobre a situação do HC. “Você acha que esse é um hospital decente? Não é para você que estou falando, porque nós estamos no mesmo barco. É muito triste.”
O MN perguntou à diretoria do HC e também à Secretaria de Saúde do Estado por qual motivo o hospital está deixando os pacientes em macas nos corredores.
Também se sala com as mobílias empilhadas poderia ser usada para atendimento. E ainda se houve aumento do fluxo de pacientes no HC e o que estão fazendo para resolver a situação insalubre.
Em resposta, a superintendente do hospital, Paloma Libânio Nunes, enviou uma foto por volta de 12h30 desta sexta-feira (5), afirmando que os corredores já estavam vazios e o fluxo de atendimento foi controlado.
Em nota, o HCFamema informa que, no momento, nenhum paciente se encontra nos corredores da unidade. “Após tomar conhecimento da situação, imediatamente, a diretoria da unidade se reuniu para tomar as providências necessárias e realocar os pacientes que procuraram pelo serviço. Durante a primeira semana do ano, houve um aumento na demanda por atendimento no Pronto-Socorro, no entanto, a situação já está normalizada. Todos os funcionários são orientados sobre os fluxos e protocolos para que os pacientes recebam atendimento adequado.”
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