Saúde de Marília é destaque em mais de 180 publicações durante o ano de 2023
A Secretaria Municipal da Saúde foi destaque pelas ações de modernização das estruturas e serviços, bem como pela atuação exemplar de suas equipes de profissionais especializados. Ao longo de 2023 foram 183 publicações de interesse público sobre a saúde promovida pelo município, com 77 notícias ocorridas no primeiro semestre e 113 no segundo semestre.
A divulgação do trabalho realizado pela pasta destaca a importante atuação da atenção primária à saúde promovida pela Prefeitura de Marília, que tem como linha de frente 54 equipes de atenção básica, com centros de atendimento em especialidades e dois prontos-socorros de baixa e média complexidades (UPA Norte e PA Sul), além das diversas equipes técnicas multiprofissionais e suas unidades de vigilância (Sanitária, Epidemiológica e Ambiental).
Um dos grandes avanços que modernizaram e revolucionaram o atendimento primário à saúde do município foi a inauguração em janeiro do ano passado da unidade de saúde “Melhor Horário” (UBS Nova Marília), que criou pela primeira vez na história de Marília uma opção de atendimento básico noturno, das 17h às 22h.
Ao relembrar os assuntos que deram destaque à Secretaria da Saúde em 2023 em fevereiro, quando ocorreram nove publicações, a ABHU Unimar ganhou uma das maiores atenções da mídia, por assumir naquele mês a administração e promoção dos serviços do PA Sul. A divulgação das ações de combate a endemias e doenças transmissíveis foi outro assunto que deu destaque à pasta ao longo de todo o ano.
O trabalho realizado em torno da vacinação contra covid e ao rastreio de doenças como a dengue, leishmaniose e chikungunya, por exemplo, foi divulgado ao longo do ano e em praticamente todos os meses. Mas em março, quando houve 15 publicações, uma ação ganhou mais atenção, o Programa Sorria Marília, para promoção de prevenção à saúde bucal (dentição) da população. Um trabalho que se intensificou ao longo do ano, com mutirões, plantões especiais de atendimentos, reduzindo filas de espera e incentivando a detecção precoce de doenças ou hábitos nocivos. Outra frente que teve como destaque no segundo semestre, a campanha unificada de dois importantes meses de mobilização da população para a saúde: Outubro Rosa e Novembro Azul. Somente em outubro a Saúde foi destaque em 33 publicações, enfatizando e mobilizando milhares de pessoas a realizar exames preventivos para promoção de diagnósticos precoces de doenças.
“A saúde pública é um trabalho coletivo, que vai da recepcionista do postinho até o médico especialista, das equipes técnicas de planejamento às equipes de atendimento ao público, para garantir que a população se mantenha saudável. O ano de 2023 foi um ano de reestruturação e melhoria, de reformas e mudanças, de inovações e, principalmente, ampliação dos serviços”, declarou o secretário municipal da Saúde e médico, Osvaldo Ferioli Pereira.
Para o prefeito de Marília, Daniel Alonso (sem partido), o município promove sua parte, que é aplicar a maior percentual dos recursos públicos na Saúde, sempre em busca da excelência e melhoria.
“Temos muito orgulho de sermos uma cidade que realmente investe na qualidade de sua saúde, tanto que um dos maiores destaques do ano na saúde foi a elevação do município no ranking das melhores cidades para se envelhecer, por causa dos dispositivos de saúde existentes. Somos a 10ª melhor do Brasil nisso e o mérito todo são de nossos profissionais de Saúde”, garantiu.