Marília recebe R$ 1,1 milhão para pesquisa sobre óbitos com ‘causas naturais’
Marília será contemplada com um repasse de R$ 1.137.608,00, cujo destino são os Serviços de Verificação de Óbito (SVO) disponibilizados pelo Hospital das Clínicas (HCFamema) desde 2010. A cidade foi beneficiada por uma portaria do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta semana.
De acordo com nota enviada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a pedido do Marília Notícia, a função do SVO é de pesquisar “causas de óbitos por morte natural, em consequência de alguma patologia que não pôde ser identificada pelos métodos clínicos habituais, ou em óbitos ocorridos sem assistência médica.”
A pasta ainda explica que, diferente do Instituto Médico Legal (IML), que atua no esclarecimento de mortes por causas violentas e acidentais, o SVO possibilita a detecção de emergências epidemiológicas, surtos de doenças emergentes e também diagnósticos isolados, inclusive de possíveis patologias infecto contagiosas.
Em Marília, uma equipe composta por médicos patologistas, técnicos de necropsia e um técnico administrativo promoveram, de janeiro a novembro de 2023, um total de 359 necropsias pelo Serviço de Verificação de Óbito do HCFamema.
O objetivo do trabalho, segundo a pasta estadual, é oferecer subsídios para implementação de políticas de saúde pública, com foco no desenvolvimento de ações da Vigilância Epidemiológica para controle de doenças.
“O serviço é fundamental para a comunidade e gera um impacto positivo na saúde e na proteção social, já que, a partir da informação correta da ‘causa mortis’, os gestores da saúde terão subsídios para traçar diretrizes e políticas de saúde, aumentando a eficiência das ações e, por conseguinte, o combate e controle das doenças que ameaçam a vida das pessoas”, consta ainda na nota.
Além disso, diversas áreas do ensino e a pesquisa científica também são beneficiadas com o serviço disponibilizado na cidade.
A portaria publicada nesta semana autorizou o repasse de recurso financeiro do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos de âmbitos estaduais, que devem distribuir aos municípios de sua gestão.
O Estado explica que a verba é destinada à manutenção dos trabalhos, sendo direcionada para folha de pagamento, encargos, vale-transporte e vale-alimentação, custeio com materiais, insumos, entre outros.
O SVO de Marília funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos sábados e domingos, em plantão de disponibilidade.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!