Alunos de Tupã são destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia 2023
Os alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Geraldo Iori foram destaques na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), oportunidade em que conquistaram 11 medalhas no total.
Além das medalhas, os alunos receberam o contato com a brasileira e cientista da Diretoria de Ciência Planetária na National Aeronautics and Space Administration (Nasa), doutora Rosaly Lopes.
O resultado dos alunos na OBA foi considerado muito a cima da média. Escolas com grandes conquistas em nível nacional geralmente alcançam de cinco a seis medalhas.
Como presente para os alunos, a Nasa enviou novos softwares para serem trabalhados com a escola em 2024, onde os alunos poderão acompanhar as atividades da Agência em tempo real. Os professores da rede municipal de ensino já estudam o sistema para aplicar nas aulas.
Além de presentear os alunos, a doutora Rosaly Lopes – responsável por catalogar mais de 70 vulcões na lua IO, satélite natural de Júpiter – presenteou Tupã dando seu nome à uma das crateras vulcânicas encontradas, sendo uma cratera com mais de 70 mil quilômetros de área, a maior encontrada na IO. Segundo a cientista, IO é o corpo mais vulcanicamente ativo do Sistema Solar.