Servidores participam de treinamento para uso de sistema
Um grupo de 115 servidores municipais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília participou do treinamento sobre o sistema Gênesis, plataforma de solução web para gerenciamento, controle e armazenamento de dados.
A solução digital foi transmitida em capacitação ministrada aos funcionários municipais por uma empresa especializada em tecnologia da informação, no período de 27 de novembro a 5 de dezembro de 2023.
O Gênesis é um sistema online de gestão municipal de toda a rede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que integra todos os setores como: Cras, Creas, Casa Cidadã, Vigilância Socioassistencial, Almoxarifado Central, Segurança Alimentar e Nutricional, Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV, antigas Casas do Pequeno Cidadão), Ceprom (Centro Profissionalizante de Marília), Conselho Tutelar, Cadastro Único (CadÚnico) e Centro Dia.
A plataforma possibilita produção de prontuário unificado de todos os usuários dos serviços, agilizando atendimentos e facilitando o acesso às informações. Também auxilia a gestão nas políticas socioassistenciais com ferramentas modernas de diagnóstico de vulnerabilidade por geoprocessamento e relatórios personalizáveis.
O sistema Gênesis já vinha sendo utilizado pelo município nos principais serviços da rede direta, como Cras e Creas, mas agora foram interligados novos serviços à tecnologia, como os quatro Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, Ceprom, Segurança Alimentar (SAM), além das três unidades dos Centros Dia dos Idosos, totalizando 20 unidades.
“Esta solução vem para modernizar e facilitar o acesso aos dados dos usuários e de suas famílias de maneira ágil e pode, inclusive, ser utilizado para elaborar conhecimentos mais profundos. Dessa forma, existe a possibilidade de encontrar melhores soluções para o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social”, destacou o secretário municipal da Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto.
De acordo com as informações do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wilson Damasceno, “a Assistência Social, apesar de normatizada, possui muitas particularidades em cada município.” Dessa forma, “uma ferramenta de gestão como o sistema Gênesis amplia nossa visão para as políticas socioassistenciais de uma maneira mais abrangente”, apontou.
“A plataforma possibilitará uma percepção mais nítida de onde são os focos de vulnerabilidade e os bairros e famílias que requerem mais atenção por parte de nossos serviços, facilitando também o trabalho de nossa equipe”, afirmou.
“Com o preenchimento dos dados no cotidiano pelos servidores envolvidos no atendimento dos usuários de todo o amparo social do município, o diagnóstico obtido pelo sistema fica bem mais compreensível, devido ao resultado imediato gerado por relatórios estatísticos e detalhados. Tais relatórios apontam a realidade de cada área e, desta forma, saberemos no que precisaremos focar e como precisaremos trabalhar”, finalizou o prefeito Daniel Alonso (sem partido).