Gestão Participativa ‘dá voz à população’ de Marília em ação na praça Maria Izabel
Um evento a ser promovido pela Prefeitura de Marília nesta quinta e sexta-feira (dias 14 e 15) busca aproximar o cidadão da gestão municipal. Com atrativos que envolvem toda a família, o evento intitulado “Gestão Participativa” vai contar barracas de alimentação, além de diversos serviços a serem disponibilizados para a população, com apresentações artísticas.
O evento vai ser realizado das 17h às 21h, na praça Maria Izabel, centro da cidade. As barracas serão montadas na rua Sergipe, entre as avenidas Pedro de Toledo e Nelson Spielmann, ao lado da basílica São Bento.
Durante o evento, a população vai ter a oportunidade de responder um questionário de avaliação. A programação inclui apresentações artísticas, brinquedos infláveis, food trucks, distribuição de pipoca e algodão doce, além de serviços de saúde como aferição de pressão, teste de glicemia, atualização de vacinas e testes rápidos de Aids/sífilis.
Com o objetivo de dar voz ao cidadão, o evento terá a importância de fomentar a participação ativa dos moradores de Marília no processo de gerenciamento das políticas públicas.
“A proposta do programa é gerar oportunidade para que a comunidade possa se colocar e, diante das suas observações, nós, enquanto poder público, possamos alcançar a eficácia na prestação dos serviços públicos e gerar a satisfação plena à população”, garante o prefeito Daniel Alonso, em posicionamento oficial.
De acordo com a corregedora-geral do Município, Valquíria Galo Febrônio Alves, na ocasião, o órgão vai atuar como medida preventiva de controle da eficiência, ou seja, com foco na avaliação dos serviços públicos. “Bem como colher sugestões de melhoria, com o intuito de fazer um mapeamento do serviço público municipal sob a ótica do cidadão mariliense, com avaliação qualitativa dos órgãos públicos municipais, do serviço prestado e dos servidores”, afirma Valquíria.
A aplicação da avaliação será realizada pela Corregedoria Geral do Município na mesma estrutura que a equipe da Ouvidoria. “Vale ressaltar que a Corregedoria e a Ouvidoria trabalham lado a lado na solução das demandas apresentadas pelos munícipes”, completa a corregedora-geral.
Conforme o prefeito Daniel Alonso, a intenção é que a “Gestão Participativa” aproxime a administração da comunidade.
“Queremos que as pessoas contribuam com suas ideias e opiniões para a melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, nos auxiliem para o crescimento e o desenvolvimento de nossa Marília”, garante.
Hoje, o programa “Gestão Participativa” é visto pela administração municipal como uma medida eficaz para monitorar a eficiência e fortalecer laços.
O encontro desta semana vai contar ainda com uma feira de adoção de animais. O Procon Marília e o Fundo Social de Solidariedade também marcarão presença. As famílias podem fazer doações de alimentos não perecíveis e brinquedos, que serão distribuídos aos carentes durante a campanha do Natal Solidário.