MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 08 dez. 2023
PREVENÇÃO

Outubro Rosa e Novembro Azul estimulam checagem preventiva de quase 4 mil em Marília

Foram realizadas ações com as 58 equipes de saúde da cidade.
por Marília Notícia
Em todas as 58 equipes de saúde foram realizadas ações com seus públicos (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília concluiu as ações da “Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul – Juntos Pela Vida”. De forma unificada, toda a rede municipal de saúde promoveu orientações, rodas de conversa e incentivo à busca por diagnóstico clínico precoce para câncer de mama, de próstata e de doenças cardiovasculares.
 
Em todas as 58 equipes de saúde foram realizadas ações com seus públicos de atenção primária, como nos centros de especialidades, núcleos e prontos-socorros, levando a mensagem a todos os pacientes em atendimento. Também foram realizadas um intensivo de consultas no período noturno, com plantão especial na unidade do Programa Melhor Horário (Nova Marília).
 
Todos ofereceram diagnóstico clínico precoce para câncer de mama e de colo de útero, com atendimento para abertura de pedidos de exames de papanicolau (para prevenção ao câncer de cólon de útero) e de mamografia (para verificar se precisa e já encaminha pedido), como verificação de necessidade de exame de próstata.

Em novembro, as campanhas juntas conseguiram atingir público total de 3.991 pessoas, entre 18 e 80 anos ou mais (homens e mulheres). Deste público, foi verificado diagnóstico de hipertensão arterial em 3.371 pessoas, de diagnóstico de diabetes mellitus não especificada em 393 pessoas, e atendimentos a mulheres para prevenção do câncer de mama e colo de útero em 227 deles.
 
A faixa etária que mais foi atendida consistiu de 60 a 64 anos e a que procurou menos por atendimento, de 25 a 29 anos. Foram solicitados 1.181 exames laboratoriais para rastreio do risco cardiovascular e foram avaliados 1.350 homens e 2.414 mulheres para o risco cardiovascular.
 
“A unificação das duas campanhas, Outubro Rosa e Novembro Azul, se tornou um importante período do ano para mobilizarmos toda a comunidade, na conscientização da prevenção como forma de se garantir a saúde, verificando de forma precoce possíveis doenças ou problemas de saúde, facilitando assim seu tratamento, podendo reduzir os danos e até evitar problemas mais sérios”, declarou o secretário municipal da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie