Abelhas causam interdição da UBS Planalto, na zona sul
O atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Planalto, zona sul da cidade, precisou ser interrompido na manhã desta quinta-feira (7) por conta de um enxame de abelhas. Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde comunicou a interdição do prédio e afirmou que a unidade deve voltar a funcionar somente na segunda-feira (11).
Ainda de acordo com a pasta, o Corpo de Bombeiros foi acionado e a orientação foi de fechar o estabelecimento de saúde, que fica na rua Gildo Bonato, para contenção e posterior remoção da colmeia.
Os agendamentos do dia foram cancelados e devem ser transferidos para outras datas. Moradores das imediações devem se dirigir ao Pronto Atendimento (PA) da zona sul em caso de necessidade.
RECORRENTE
Na última terça-feira (5), o Marília Notícia repercutiu o caso de um jovem que foi atacado por centenas de abelhas na zona oeste.
Na ocasião, moradores do Jardim São Miguel tentaram pedir, tanto à CPFL quanto aos Bombeiros, que a colmeia fosse retirada de um poste na rua Olavo Bilac.
De acordo com um vizinho, houve um verdadeiro “jogo de empurra”, o que coloca em risco diversas pessoas que passam diariamente por ali.
Ainda sobre este caso, a pedido do MN, a CPFL enviou nota dizendo que lamenta o ocorrido e afirmou que o manejo de fauna é realizado por órgãos de controle e proteção ambiental. “Cabe à distribuidora atuar no apoio em locais próximos à rede elétrica, desligando a energia para garantir a segurança da operação. A CPFL Paulista informa ainda que acionará os órgãos responsáveis”.
Já o Corpo de Bombeiros confirmou que “ocorrências com insetos agressivos para fins de extermínio” são de sua competência. A corporação ressaltou, entretanto, que há casos que demandam apoio da CPFL.
A reportagem questionou os Bombeiros sobre possíveis ações para conter esse tipo de situação e aguarda resposta. O espaço segue aberto para manifestações.