Casos de dengue voltam a ter aumento significativo e preocupam a população
Marília voltou a registrar um volume significativo de novos casos de dengue. As confirmações nas últimas seis semanas, o que inclui todo mês de novembro, já somam mais da metade do que foi registrado desde o início do semestre, em julho.
Segundo o último boletim da Secretaria da Saúde de Marília, com dados de 1º de janeiro até o dia 2 de dezembro, foram confirmados 2.906 casos da doença em 2023. Destes, cinco pessoas tiveram complicações e vieram a óbito.
Neste semestre, a Saúde municipal registra atualmente 207 casos, número baixo em relação ao total do todo. Mas o aumento repentino nas últimas seis semanas chama atenção. No período, foram acumulados 99 diagnósticos de dengue. Somente nesta semana forma mais cinco positivos até o momento.
A instituição de saúde que mais confirmou casos neste segundo semestre foi Prontomed (54), seguido pela Santa Casa de Marília (27) e a Unidade de Saúde da Família do Liliana (11), no Santa Antonieta 2.
A pasta municipal informa que mantém as ações de prevenção e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, com nebulizações nas áreas de maior incidência e orientações aos moradores.
A Saúde reforça ainda que a população tem que ser a grande parceira do município no combate ao inseto, ao cuidar dos quintais, eliminar todo recipiente que possa acumular água. Além disso, os proprietários de terreno também têm que manter os lotes em ordem.
Em caso de sintomas, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!