Advogado e empresário Fábio Guimarães recebe o título de cidadão echaporense
A Câmara dos Vereadores de Echaporã concedeu na noite desta terça-feira (5) o título de cidadão echaporense ao advogado e empresário Fábio Guimarães, reconhecido pelos notáveis serviços prestados à comunidade. Fábio, juntamente com Claudomir Guardia Colatto e Marcela Almeida, é responsável por levar a indústria PET Factory para o município.
A trajetória do empresário e advogado é marcada por uma jornada empreendedora que gerou não apenas riqueza financeira, mas também impacto social positivo em Echaporã.
A homenagem do Legislativo foi proposta pelo vereador Caio Garcia (MDB), em reconhecimento à importância do advogado e empresário, que instalou a empresa especializada na produção de petiscos para animais de estimação, atualmente a maior empregadora de Echaporã.
“Eu não esperava o título. Sempre foquei em apenas ser socialmente produtivo, ter negócios que possam gerar riqueza além de mim, em torno das coisas que eu faço. A sociedade está sendo prestigiada. Sempre com a força da amizade daqueles que participaram com a gente nessa jornada”, conta Guimarães.
Feliz com o reconhecimento da sociedade de Echaporã, o homenageado afirmou que o título de cidadão echaporense veio pelo fruto do trabalho.
“A gente passa uma vida se preparando, como todas as pessoas, e trabalhando para poder produzir coisas boas, deixar um bom legado. Quando você se depara com o reconhecimento disso, com a valorização de tudo que fez, você realmente fica muito satisfeito. A sensação é de satisfação pessoal mesmo, de dizer valeu a pena. A gente faz, trabalha e se esforça, para que, além de nós, a sociedade onde a gente atua possa se beneficiar”, afirma o advogado e empresário.
Natural de Miranda-MS, Fábio Guimarães é pai de quatro filhos e dedica seu propósito de vida a eles. Graduado em Direito no ano de 2006, ele possui uma formação técnica abrangente que inclui Contabilidade, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Segurança Alimentar, reconhecida pela Aliança Internacional EUREPGAP (Boas Práticas Agropecuárias). Além disso, detém amplo domínio dos Protocolos ISO e Gerenciamento por Qualidade Total.
Durante sua carreira, Guimarães atuou em diversos cargos executivos em grandes empresas, desde gestão da produção, qualidade, pesquisa e desenvolvimento, até setores jurídico, fiscal e tributário. Sua atuação se expandiu para diretorias e consultoria, evidenciando sua versatilidade e visão estratégica.
Em 2004, Fábio Guimarães fundou sua primeira empresa, a Total Educação Profissional, levando conhecimentos especializados em gestão e qualidade para regiões onde esses recursos eram escassos.
O empreendimento tornou-se um sucesso financeiro, gerando não apenas riqueza, mas também democratizando o acesso ao conhecimento.
No campo jurídico, em 2007, inaugurou o escritório de advocacia Fábio Guimarães, especializado em Direito Empresarial e Bancário.
Seus resultados profissionais destacados levaram à fundação da FG S.A. – Fabio Guimarães Sociedade de Advogados, que hoje ultrapassou a marca de um bilhão em benefícios para seus clientes. O escritório fica em Marília, na avenida das Esmeraldas, 67.
Em 2018, surgiu a FG Capital, focada na aquisição de ativos estressados, imóveis e créditos. A empresa não apenas gerou alta rentabilidade para seus parceiros, mas também possibilitou a criação da FG PET (atualmente PET Factory), uma parceria internacional que produz alimentos para animais de companhia destinados a mercados internacionais, contribuindo significativamente para a economia local.
Com o sucesso da FG Capital, nasceu a Tesouro Agro, uma iniciativa que democratiza o investimento no agronegócio, permitindo a participação de investidores por meio de cotas. A missão da Tesouro Agro é manter a terra do Brasil nas mãos dos brasileiros, adotando práticas sustentáveis e promovendo o respeito aos povos originários.
Fábio Guimarães, agora cidadão echaporense, é celebrado não apenas pelos negócios bem-sucedidos, mas pela missão de vida que transcende o sucesso individual, gerando riqueza e valor além de si e deixando um impacto duradouro na sociedade.
“Sozinho a gente não consegue nada. Então, com a bênção de Deus, com a permissão de Deus e com a união dos amigos, a gente consegue construir tudo isso. Porque no final do dia não é o resultado meu, é o resultado do todo, de todas as pessoas que já estiveram aqui ou que estão presentes hoje na minha vida”, finaliza o homenageado.