Comerciantes locais se desdobram diante de vendas online na Black Friday
A cada ano, a Black Friday consolida-se como uma das grandes datas para o comércio. Os descontos oferecidos chamam a atenção dos clientes e fazem com que muitos se programem para aproveitar as ofertas e realizar compras. Contudo, com tantas oportunidades online, os comerciantes de Marília precisam se desdobrar para não perder as vendas e faturar nesta época do ano.
Com o adiantamento do 13º salário no mês de novembro, com mais de R$ 20 milhões circulando pela cidade, existe a expectativa do comércio de que uma parte deste dinheiro será usada nas compras da Black Friday. Apesar de dezembro ainda ser disparado o mês de maior volume de vendas, o fim de novembro já ganhou bastante relevância.
Uma pesquisa aponta que, neste ano, ocorre o maior volume de buscas pré-Black Friday desde 2019. Além disso, os termos mais procurados na internet são relacionados a buscas sobre qual será o dia da Black Friday em 2023 – fixada em 24 de novembro -, refletindo o interesse dos consumidores pela data mais promocional do varejo.
O presidente em exercício da Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim), Carlos Francisco Bitencourt Jorge, explicou que a entidade orienta os comerciantes a realmente fazer promoções atrativas, para que o consumidor prestigie o comércio de rua. Ele classifica o atendimento e a disponibilidade de produtos como grandes diferenciais.
“Os comerciantes precisam demonstrar os grandes diferenciais, que são o atendimento especializado e o produto para pronta-entrega. Em alguns casos, em campanhas de grandes redes online, acabam acontecendo atrasos nas entregas, que deixam os clientes decepcionados. Orientamos sempre que os comerciantes de Marília respeitem a Black Friday, para sucesso da campanha”, explica Jorge.
A comerciante Laura Simines afirmou que está com descontos mais agressivos para atrair os clientes para a loja física. Ela destacou que o atendimento precisa ser cada vez mais diferenciado, fidelizando os clientes da loja.
“Temos o diferencial no atendimento. O fato de ter um atendimento mais humanizado, prezando pela experiência do cliente, faz com que ele opte pela loja física à online. Tem que fazer isso todos os dias, mas principalmente nessa época, pois os olhos estão voltados para promoções. É um período difícil para os lojistas, pois estou recebendo coleção de fim de ano agora, mas tenho que ter arara promocional para competir com o online”, afirma a comerciante.
ALERTA
De acordo com o economista Benedito Goffredo, nem tudo que aparenta ser um desconto é real. Ele acredita que existe muita ‘embromação’, com clientes sendo enganados, pagando a metade do dobro. Ele alerta para que os consumidores marilienses não comprem aquilo que não precisam.
“É preciso tomar cuidado com falsos descontos, mas mesmo quando existe uma promoção real, nem sempre é o melhor produto que está sendo vendido. O principal e mais óbvio é prestar atenção se você está comprando algo que não precisa, apenas pela promoção. A pessoa que tende a se endividar, que tem essa sede de consumo, pode ter a situação agravada em um momento como esse”, alerta Goffredo.
O diretor do Procon de Marília, Guilherme Moraes, afirmou que os consumidores precisam pesquisar preços, verificar a reputação das lojas e tomar muito cuidado com ofertas “muito boas para serem verdade”.
“Antes de fazer qualquer compra, pesquise os preços dos produtos que você deseja adquirir. Use sites e aplicativos de comparação de preços para ter uma ideia do valor real do item. Certifique-se de comprar de vendedores confiáveis e sempre desconfie de descontos extremamente altos, especialmente se a oferta parecer boa demais para ser verdade. É importante lembrar que a Black Friday é uma oportunidade de economizar, mas não uma licença para ser enganado”, conta Moraes.
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