Travessia de pedestres na SP-333 preocupa moradores da zona norte
Moradores do bairro Marina Moretti reclamam de uma travessia em nível instalada na rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), considerada perigosa para a passagem de pedestres, que precisam se arriscar caminhando pela pista de rolamento. O local já é chamado de ‘passarela da morte’, devido ao grande risco de graves atropelamentos que podem acontecer no trecho, localizado na zona norte de Marília.
Apesar da sinalização na rodovia, inclusive com um radar próximo ao local, vários veículos passam em alta velocidade, não respeitando o limite de 80 quilômetros por hora. O dispositivo foi instalado no quilômetro 324 da SP-333, nas imediações da Examar.
Muitos moradores do bairro Marina Moretti utilizam a travessia de nível para deslocamento até o local de trabalho, no distrito industrial, do outro lado da pista.
De acordo com Adilson Santos Nunes, que trabalha em uma construtora e mora nas margens da SP-333, o local é perigoso para pedestres. Ele conta que costuma ver crianças tentando atravessar a pista.
“Os veículos passam em alta velocidade e seria melhor mesmo se instalassem uma passarela. Eu moro bem em frente e vejo crianças passando por ali. De vez em quando eu preciso atravessar, mas tento evitar, pois acho muito arriscado”, afirma Nunes.
A dona de casa Maiara Aparecida mora em uma propriedade rural nas margens da rodovia Dona Leonor Mendes de Barros. Ela também contou que prefere não se arriscar.
“Vejo pessoas passando e acho que é muito arriscado. Isso que fizeram não serve para nada e não tem muita lógica”, afirma a dona de casa.
Em nota, a concessionária Entrevias informou que foi realizada uma contagem de pedestres nas imediações do quilômetro 323 da Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros, conforme prevê o contrato de concessão, para justificar a instalação de uma passarela aérea, mas não foi atingido o volume requerido para a implantação.
“No entanto, a travessia em nível, que está devidamente sinalizada, é uma medida usual em rodovias e foi viabilizada conforme projeto analisado e aprovado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). É importante ressaltar também que existem radares de velocidade na via para aumentar a segurança dos usuários”, afirma a concessionária.
A Entrevias ainda afirmou que continuará monitorando o local e, caso o volume exigido seja atingido, as medidas devidas serão tomadas, conforme prevê o contrato de concessão.