Emei Curumim recebe 12ª Sala de Amamentação da rede municipal de ensino
A 12ª Sala de Amamentação da rede municipal de ensino foi inaugurada, na última sexta-feira (27), na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Curumim, no centro de Marília. O novo ambiente, batizado de ‘Espaço de Afeto’, foi estabelecido a partir de um termo de cooperação técnica entre as pastas da Saúde e Educação, com auxílio financeiro proveniente de doações de empresas.
A superintendente do Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues, enfatizou que a sala proporciona um ambiente adequado para a amamentação, com poltronas confortáveis, além de um refrigerador para incentivar as mães a retirarem e enviarem leite materno em frascos esterilizados e identificados com o nome completo da criança, para que possa ser oferecido durante o período escolar.
Domingues ainda ressaltou a importância de apoiar as mães em aleitamento materno exclusivo quando retornam ao trabalho. “O apoio da família e do empregador é muito importante para não interromper a amamentação. No caso do trabalho, é lei, é uma garantia da mulher”, declarou.
As salas de amamentação contam com o apoio de empresas parceiras da Associação para o Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos (Adipa), incluindo Jacto, Sindicato Rural de Bastos, Massas Paulista, Sítio Bela Vista, SOS Alergia, Granja Ueuama e Doce Doçura Chocolates. A associação tem apoiado diversas salas de amamentação, fornecendo mobiliário completo para o ambiente.
As salas de amamentação em Marília servem como modelo inspirador para outras cidades. O Governo do Estado de São Paulo considera, inclusive, a possibilidade de implantar estruturas semelhantes em colégios estaduais. Cada sala oferece às mães trabalhadoras um ambiente climatizado, com móveis, iluminação adequada e estrutura de apoio, permitindo que cumpram a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de amamentar as crianças por dois anos ou mais. Essa iniciativa contribui para reduzir a taxa de mortalidade infantil, combater a desnutrição e fortalecer os laços entre mães e filhos.