Reunião para sobre PA da zona sul termina sem solução
Terminou sem solução a reunião entre a diretoria da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) e a Prefeitura de Marília, sobre o pedido de encerramento do contrato de gestão do Pronto Atendimento (PA) da zona sul. A entidade alega atraso em repasses, inviabilizando a manutenção do serviço prestado.
De acordo com a assessoria da Prefeitura de Marília, uma reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira (23), entre integrantes da administração municipal e a superintendente da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), Márcia Mesquita Serva Reis.
O encontro, segundo o comunicado enviado à imprensa, deu início às tratativas visando uma solução para a questão que envolve o contrato do atendimento médico de urgência e emergência do PA da zona sul.
Apesar da nota oficial encaminhada pela Prefeitura, o Marília Notícia apurou que a reunião terminou sem uma solução. Até o momento, a ABHU segue com a intenção de encerrar o contrato.
O MN questionou o tempo de atraso dos repasses da Prefeitura de Marília e o total do montante que não foi pago, mas não obteve esse retorno. Também não há informação sobre prazos para regularização dos débitos.
PRONTO ATENDIMENTO
A ABHU venceu a concorrência pública para assumir a gestão no PA da zona sul e iniciou os trabalhos no início de fevereiro deste ano.
Na época, a Prefeitura de Marília destacou que “atendimento de excelência e acolhimento humanizado” estavam entre as principais práticas priorizadas pela Associação Beneficente Hospital Universitário.
Ainda no período de adaptação da nova gestão, um aumento considerável na demanda e consequente demora no atendimento passou a irritar os pacientes. O MN recebeu várias reclamações entre o fim de março e início de abril.
A situação melhorou consideravelmente após o reforço da equipe, com a contratação de novos médicos, e elogios foram publicados nas últimas semanas.
ABHU
Em nota, a ABHU afirmou que notificou a Prefeitura de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde na última sexta-feira (20), a fim de comunicar a rescisão do contrato de gestão do Pronto Atendimento (PA) da zona sul de Marília.
“Infelizmente, tal medida teve que ser adotada por conta da ausência de repasses da Prefeitura de Marília para a manutenção do PA, que tornaram a gestão da unidade insustentável. Ressaltamos que serão cumpridas as cláusulas previstas no contrato, como por exemplo o prazo de 90 dias para o encerramento das atividades por parte da ABHU. Além disso, cabe salientar que a ABHU continuará dando todo apoio e suporte para a população neste período de 90 dias no PA Sul”, diz comunicado da instituição de saúde.
A nota tranquiliza todos os funcionários da unidade, “uma vez que esse processo será realizado da melhor forma possível, sendo que a ABHU já traçou a estratégia para absorver, dentro das possibilidades, os colaboradores em outras unidades”.
O comunicado continua afirmando que “a ABHU lamenta profundamente a situação e destaca que foram aplicadas todas as tentativas antes de tomar essa decisão”.
“Infelizmente, a ABHU não pode continuar gerindo a unidade do PA Sul da forma como está, uma vez que a ausência de repasses por parte do Município de Marília implica, diretamente, em atrasos no pagamento dos salários dos colaboradores, sendo isso não é compatível com a missão e com os valores da instituição”, diz trecho do documento.
Por fim, a ABHU destacou que, no período em que esteve à frente da unidade, todos os profissionais atenderam os pacientes de “forma humanizada, com profissionalismo e sempre buscando a excelência”.
“Essas características são inerentes da atuação da ABHU no Hospital Beneficente Unimar (HBU) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona norte, que é registrado mais de 90% de aprovação da população. A diretoria da ABHU irá se reunir com a Prefeitura de Marília para fazer este processo da melhor forma possível”, finaliza o texto.