Ourinhos e Tupã podem receber novos cursos de Medicina
A abertura do novo edital do Ministério da Educação (MEC) para obtenção de autorização de cursos de Medicina no país pode beneficiar instituições privadas de ensino superior de Ourinhos e Tupã.
As duas cidades e suas microrregiões constam entre as 116 selecionadas pelo MEC entre 450 regiões de saúde do Brasil. O principal critério foi o número de cursos de Medicina oferecidos por mil habitantes.
Foram pré-selecionados municípios que possuam hospital com pelo menos 80 leitos e que demonstrem capacidade para abrigar um curso de Medicina, com oferta de, ao menos, 60 leitos para atuação acadêmica.
CRITÉRIOS E CIDADES
As instituições privadas de ensino superior interessadas terão seus projetos enviados ao MEC e submetidos a seleção por critérios técnicos e demográficos. O limite é de 95 novos cursos em todo o país.
Cada região terá aprovado apenas um curso. Em nenhuma delas há municípios que já disponham da formação superior em Medicina. A região de Tupã é composta por Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Parapuã, Queiroz e Rinópolis.
Já a região de Ourinhos conta ainda com Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Ipaussu, Óleo, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo e Timburi.
LOCAL
Marília não foi contemplada pelo edital por já contar com dois cursos de Medicina, um da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e outro da Universidade de Marília (Unimar), ambos reconhecidos pela excelência na formação de novos médicos.
A Famema informou que, anualmente, são formados cerca de 80 médicos na cidade. Já a Unimar garante a formação de 150 alunos por ano.