Menos de 2% do eleitorado de Marília reelege 60% dos conselheiros tutelares
Apenas 1,7% do eleitorado de Marília compareceu às urnas neste domingo (1) nas eleições dos Conselhos Tutelares Municipais. Dos dez nomes escolhidos, seis conseguiram a recondução ao mandato para o quadriênio 2024-2027.
As votações aconteceram na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na zona oeste, para os eleitores da 70ª Zona Eleitoral e na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP), na zona norte, aos da 400ª.
Ao final da apuração, foram totalizados 3.264 votos – menos de 2% dos 181.389 aptos a participar na cidade. A presença, no entanto, é facultativa aos maiores de 16 anos que tenham título de eleitor.
O total de votos destinados aos 19 candidatos que concorreram às dez vagas de titulares neste domingo (1) teria sido suficiente, por exemplo, para eleger pelo menos um vereador nas eleições municipais de 2020.
ELEITOS E REELEITOS
Confira abaixo a lista dos conselheiros tutelares eleitos:
- Suelaine Prado (REEELEITA): 424 votos
- Rodrigo de Oliveira (REELEITO): 306 votos
- Leila Fabiana: 283 votos
- Sandra Regina Dias da Silva (REELEITA): 282 votos
- Professor Samuel Augusto: 272 votos
- Liozina de Almeida Saraiva (REEELEITA): 241 votos
- Luiz Carlos Massucato: 232 votos
- Ana Paula da Silva do Carmo (REELEITA): 232 votos
- Caio Henrique: 214 votos
- Cidinha Honjoya (REELEITA): 197 votos
Dos conselheiros tutelares reeleitos, Rodrigo Oliveira segue no cago pela primeira vez. Já Ana Paula, Liozina e Sandra Regina continuam pela terceira vez. Cidinha Honjoya chega ao quarto mandato. Os demais não eleitos ficam na suplência.
O resultado oficial das eleições deve ser divulgação na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial do Município de Marília (Domm) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A posse acontece em 2024.
ATRIBUIÇÕES
Os dez conselheiros titulares eleitos e reeleitos atuarão em dois conselhos tutelares da cidade – cinco em cada um. A atuação demanda dedicação exclusiva, com jornada de 40 horas semanais em sistema de rodízio.
Em Marília, o conselheiro tutelar recebe salário de R$ 3.673,29 e vale-alimentação de R$ 610,00. Antes das eleições deste domingo, os candidatos passaram por processo seletivo realizado em junho pela Vunesp.
Os conselheiros tutelares atuam diretamente no atendimento a crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados, seja em situações de risco ou no acompanhamento junto aos pais e responsáveis.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!